Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irã considera 'alarmante' acusação dos EUA de que país atacou navios-tanques

Placeholder - loading - Navio petroleiro em chama no Golfo de Omã 13/06/2019 ISNA/via REUTERS
Navio petroleiro em chama no Golfo de Omã 13/06/2019 ISNA/via REUTERS

Publicada em  

Por Parisa Hafezi e Maher Chmaytelli

DUBAI (Reuters) - O Irã disse nesta sexta-feira que é alarmante e errado os Estados Unidos culparem Teerã por ataques contra dois navios-tanques na entrada do Golfo Pérsico, depois de um incidente que provocou temores de um novo confronto na rota vital de transporte de petróleo.

Os EUA divulgaram um vídeo que disse mostrar que a Guarda Revolucionária do Irã esteve por trás dos ataques de quinta-feira perto do Estreito de Hormuz contra o norueguês Front Altair, que pegou fogo, e o japonês Kokuka Courageous.

As duas embarcações estavam à deriva no Golfo de Omã nesta sexta-feira, depois que suas tripulações as abandonaram devido aos ataques, que causaram um salto nos preços do petróleo.

Um incêndio que irrompeu no Front Altair, que transporta um carregamento de nafta, uma matéria-prima petroquímica, foi apagado, disse o proprietário.

Cerca de um quinto do petróleo consumido globalmente passa pelo Estreito de Hormuz, enviado por produtores de energia do Golfo, inclusive a Arábia Saudita, a maior exportadora mundial de petróleo cru.

Os militares dos EUA disseram que um vídeo em preto e branco filmado de uma aeronave norte-americana mostrou membros da Guarda se aproximando do Kokuka Courageous em um barco de patrulha depois de explosões atingirem as duas embarcações e removendo uma mina-lapa que não explodiu do casco.

'A avaliação do governo dos Estados Unidos é que a República Islâmica do Irã é responsável pelos ataques que ocorreram no Golfo de Omã', disse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, aos repórteres.

Ele disse que a avaliação se baseou em inteligência, nas armas usadas, na especialização exigida e em ataques recentes semelhantes.

Os EUA culparam o Irã ou representantes por ataques que danificaram quatro navios-tanques na mesma área em 12 de maio, dizendo ainda que Teerã esteve por trás dos ataques de drone de 14 de maio contra duas estações de bombeamento de petróleo sauditas. Teerã negou todas as acusações.

'Estas acusações são alarmantes', disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Abbas Mousavi, acrescentando que culpar o Irã pelos ataques de quinta-feira é 'a forma mais simples e conveniente para Pompeo e outras autoridades dos EUA'.

Teerã também disse que os EUA e aliados regionais, como os rivais iranianos Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, estão 'instigando a guerra' ao fazer tais alegações.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ira considera alarmante …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.