Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Irã diz que acordo com Omã está em “fase final”, mas que EUA devem agir para abrir Estreito de Ormuz

Irã diz que acordo com Omã está em “fase final”, mas que EUA devem agir para abrir Estreito de Ormuz

Reuters

09/08/2026

Placeholder - loading - Embarcações no Estreito de Ormuz, vistas de Musandam, Omã, em 3 de agosto de 2026. REUTERS/Stringer
Embarcações no Estreito de Ormuz, vistas de Musandam, Omã, em 3 de agosto de 2026. REUTERS/Stringer

Por Nayera Abdallah ​e Steve Holland e Enas Alashray

DUBAI/WASHINGTON/CAIRO, 9 Ago (Reuters) - O Irã afirmou neste domingo que um acordo com Omã para definir novas rotas marítimas no Estreito de Ormuz estava em sua fase final, mas reiterou que a ⁠via ⁠navegável só seria ​reaberta ‌assim que os Estados Unidos cumprissem outras condições.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas ⁠Araqchi, disse neste domingo que um acordo ​sobre o estreito, localizado entre os ​dois países, estava ‌em “fase final”, ​mas reiterou ⁠os comentários feitos no sábado de que a via navegável não seria ​reaberta a menos que outras condições fossem cumpridas.

O acordo definiria as novas rotas marítimas a ​serem utilizadas assim que os EUA cumprirem essas condições e o estreito for reaberto, segundo declarações dele citadas pela agência de notícias iraniana Mehr.

O Irã e os EUA não estão envolvidos ​em negociações e Teerã não as ‌iniciará enquanto Washington ⁠violar um acordo provisório assinado em junho, disse Araqchi, acrescentando que ⁠mensagens estão sendo trocadas ⁠por meio de ⁠intermediários.

(Reportagem ⁠de ​Nayera Abdullah, Steve Holland e Enas Alashray)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...