Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irã diz que injetará gás em centrífugas de Fordow na quarta-feira

Placeholder - loading - Presidente do Irã, Hassan Rouhani 26/09/2019 REUTERS/Brendan Mcdermid
Presidente do Irã, Hassan Rouhani 26/09/2019 REUTERS/Brendan Mcdermid

Publicada em  

GENEBRA (Reuters) - O Irã dará mais um passo na redução dos compromissos assumidos no âmbito do acordo nuclear histórico de 2015 injetando gás em 1.044 centrífugas de sua usina de Fordow na quarta-feira, disse o presidente Hassan Rouhani, nesta terça-feira, em discurso transmitido ao vivo pela televisão.

Todas as medidas que o Irã adotou para reduzir seus compromissos com o acordo são reversíveis, e o país manterá todos os seus compromissos com o pacto quando os signatários remanescentes --França, Reino Unido, Alemanha, Rússia e China--fizerem o mesmo, disse Rouhani.

'Conhecemos a sensibilidade deles com relação a Fordow. Com relação a estas centrífugas, conhecemos. Mas ao mesmo tempo, quando eles cumprirem seus compromissos, voltaremos a cortar o gás... então é possível reverter este passo', disse Rouhani. 'Não podemos aceitar unilateralmente que cumpramos completamente nossos compromissos e eles não deem sequência com seus próprios compromissos'.

Pelos termos do acordo, a República Islâmica tem permissão de acionar as centrífugas de Fordow sem injetar gás, argumentou Rouhani.

Na segunda-feira, o Irã disse ter inaugurado uma nova leva de centrífugas avançadas para acelerar o enriquecimento de urânio, reduzindo ainda mais o cumprimento do pacto em reação à retirada do arquirrival Estados Unidos.

Teerã vem descartando gradualmente os compromissos que assumiu com o acordo com as potências mundiais desde que se tornou alvo de novas sanções dos EUA no ano passado que prejudicaram suas exportações de petróleo.

(Por Babak Dehghanpisheh)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ira diz que injetara gas em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.