Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Irã incendeia petroleiro gigante perto de Dubai após advertências de Trump

Irã incendeia petroleiro gigante perto de Dubai após advertências de Trump

Reuters

31/03/2026

Placeholder - loading - Danos em navio-tanque de petróleo Al-Salmi após ataque  31 de março de 2026   Kuwait Petroleum Corporation/Divulgação via REUTERS
Danos em navio-tanque de petróleo Al-Salmi após ataque 31 de março de 2026 Kuwait Petroleum Corporation/Divulgação via REUTERS

Por Steven Scheer e Trevor Hunnicutt e Yomna Ehab

JERUSALÉM/WASHINGTON, ​31 Mar (Reuters) - Teerã atacou e incendiou um navio petroleiro totalmente carregado ao largo de Dubai na terça-feira, apesar da ameaça do presidente Donald Trump de que os EUA destruiriam as usinas de energia do Irã se o país não aceitar um acordo de paz e abrir o Estreito de Ormuz.

Autoridades de Dubai disseram que o incêndio no Al-Salmi, de bandeira do Kuweit, foi controlado após um ataque de drones, sem vazamento de óleo e sem ferimentos na tripulação. A Kuweit Petroleum Corp, proprietária do navio, afirmou que o casco da embarcação foi danificado.

O ataque foi o mais recente contra navios mercantes no estreito, uma hidrovia vital, desde que Estados Unidos e ⁠Israel atacaram o ⁠Irã em 28 de fevereiro.

Dados da LSEG mostraram ​que o ‌navio estava indo para Qingdao, na China, e transportava 1,2 milhão de barris de petróleo saudita e 800.000 barris de petróleo kuweitiano, de acordo com o serviço de monitoramento TankerTrackers.com.

O Al-Salmi pode não ter sido o alvo pretendido. A Guarda Revolucionária do Irã disse que tinha como alvo um ⁠navio de contêineres no Golfo por causa de seus laços com Israel. Mas eles pareciam ​estar se referindo ao Haiphong Express, com bandeira de Cingapura, que estava ancorado ao lado do Al-Salmi, ​de acordo com dados de navegação.

O conflito, que dura um ‌mês, espalhou-se pela região, matando ​milhares ⁠de pessoas, interrompendo o fornecimento de energia e ameaçando levar a economia global a um colapso.

Os preços do petróleo voltaram a subir brevemente após o ataque ao navio-tanque, que pode transportar cerca de 2 milhões de barris de petróleo, ​no valor de mais de US$200 milhões aos preços atuais.

Como os ataques não mostram sinais de abrandamento, o Paquistão está tentando mediar a guerra. Seu ministro das Relações Exteriores, Ishaq Dar, deve discutir o conflito durante uma visita à China na terça-feira, depois de manter conversações com Turquia, Egito e Arábia Saudita.

A China, um ​dos aliados mais próximos do Irã e o maior comprador de seu petróleo, fez um novo apelo a todos os lados na terça-feira para que interrompessem as operações militares.

O país disse que três navios chineses foram recentemente autorizados a navegar pelo Estreito de Ormuz, que normalmente transporta cerca de um quinto dos suprimentos globais de petróleo e gás natural liquefeito.

O Irã afirma ter recebido propostas de paz dos EUA por meio de intermediários, mas o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse na segunda-feira que elas eram 'irrealistas, ilógicas e excessivas'.

Após esses comentários, ​Trump disse que os EUA estavam em negociações com um 'regime mais razoável', referindo-se aos líderes iranianos que substituíram os ‌mortos na guerra, mas emitiu um novo aviso ⁠sobre o Estreito de Ormuz.

Ele afirmou que os EUA destruiriam usinas de energia, poços de petróleo e a ilha de Kharg, de onde o Irã exporta grande parte de seu petróleo, se um acordo não ⁠fosse alcançado em breve e o estreito não fosse aberto.

O fracasso em ⁠garantir um acordo de paz fez com que ⁠o chefe de energia da ⁠União ​Europeia alertasse os Estados membros a se prepararem para uma 'interrupção prolongada' nos mercados de energia.

((Tradução Redação São Paulo)) REUTERS TR

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...