Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Irã nega envolvimento em plano contra base aérea administrada pelos EUA após detenção de britânicos

Irã nega envolvimento em plano contra base aérea administrada pelos EUA após detenção de britânicos

Reuters

28/09/2026

Placeholder - loading - Base aérea de RAF Fairford após incidente      27 de setembro de 2026   REUTERS/Toby Shepheard
Base aérea de RAF Fairford após incidente 27 de setembro de 2026 REUTERS/Toby Shepheard

Por Toby Shepheard

FAIRFORD, Inglaterra, 28 Set (Reuters) - ​O Irã negou nesta segunda-feira qualquer envolvimento em uma suposta conspiração para atacar uma base aérea britânica usada pelos Estados Unidos para realizar ataques contra alvos iranianos, e a polícia informou que os cinco homens presos por crimes relacionados a explosivos e terrorismo são cidadãos britânicos.

A polícia britânica prendeu os cinco na madrugada de domingo, após ser alertada sobre três vans brancas que se dirigiam à RAF Fairford, uma ⁠base ⁠britânica que abriga bombardeiros norte-americanos ​que realizam ‌missões contra o Irã.

A Guarda Revolucionária do Irã disse em julho que a base era um alvo legítimo.

A polícia informou na segunda-feira que os cinco detidos são cidadãos britânicos de ⁠Londres, com cerca de 20 anos, e que estavam tentando ​entender o motivo.

Uma fonte familiarizada com a investigação disse que ​um motivo ligado ao Irã era considerado ‌o mais provável, ​embora uma ⁠operação de sabotagem russa ou uma conspiração islâmica também estivessem sendo analisadas como possibilidades.

A embaixada do Irã em Londres declarou em comunicado que “rejeita ​categoricamente e condena veementemente as recentes especulações infundadas e maliciosas”, que, segundo ela, alimentariam a “propaganda iranofóbica” no Reino Unido.

A polícia afirmou ter várias novas linhas de investigação após examinar o local durante a ​madrugada.

A coordenadora nacional sênior da Polícia Antiterrorista, Vicki Evans, disse estar ciente das especulações sobre o motivo e das questões geopolíticas que estavam sendo levantadas, mas pediu que fosse dado à polícia “espaço para trabalhar com cuidado e clareza”.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou no domingo que os suspeitos pretendiam causar “grandes danos” e estavam sob investigação pelas ​autoridades britânicas e norte-americanas, mas a mídia britânica expressou dúvidas sobre o ‌grau de vigilância a que ⁠estavam sujeitos, considerando o quão perto chegaram da base.

A fonte familiarizada com a investigação afirmou que as prisões não foram “orientadas por informações ⁠de inteligência”, embora a segurança tivesse sido ⁠reforçada na base, sugerindo que ⁠as autoridades estavam ⁠cientes ​de um aumento na ameaça.

(Reportagem adicional de Sarah Young e Sam Tabahriti)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.