Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Iraque se prepara para encerrar missão da coalizão liderada pelos EUA, diz premiê

Placeholder - loading - Primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani 28/12/2023 REUTERS/Thaier Al-Sudani/Pool
Primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani 28/12/2023 REUTERS/Thaier Al-Sudani/Pool

Publicada em  

Por Ahmed Rasheed e Phil Stewart

(Reuters) - O governo iraquiano está iniciando o processo para retirar do país a coalizão militar internacional liderada pelos EUA, informou o gabinete do primeiro-ministro, Mohammed Shia al-Sudani, nesta sexta-feira.

Os EUA têm 900 soldados na Síria e 2.500 no Iraque em uma missão que, segundo eles, aconselha e auxilia as forças locais que tentam impedir o ressurgimento do Estado Islâmico, que em 2014 tomou grande parte dos dois países antes de ser derrotado.

O comunicado de Sudani foi feita um dia depois que um ataque dos EUA matou um líder de milícia em Bagdá, provocando a ira de grupos alinhados ao Irã, que exigiram que o governo encerrasse a presença da coalizão no Iraque.

'O governo está definindo a data para o início do comitê bilateral para tomar providências para encerrar permanentemente a presença das forças da coalizão internacional no Iraque', disse um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.

O comitê incluiria representantes da coalizão militar, disse uma autoridade do governo.

Os militares dos EUA lançaram o ataque de quinta-feira em retaliação aos recentes ataques contra o pessoal dos EUA, informou o Pentágono.

Grupos de milícias alinhados ao Irã no Iraque e na Síria se opõem à campanha de Israel na Faixa de Gaza e consideram os EUA parcialmente responsáveis.

O primeiro-ministro iraquiano Sudani tem controle limitado sobre algumas facções apoiadas pelo Irã, cujo apoio ele precisou para conquistar o poder há um ano e que agora formam um bloco poderoso em sua coalizão de governo.

'Enfatizamos nossa firme posição de encerrar a existência da coalizão internacional após o fim das justificativas para sua existência', disse Sudani no comunicado.

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade na quinta-feira por duas explosões no Irã que mataram cerca de 100 pessoas e feriram outras tantas em um memorial para o comandante Qassem Soleimani.

Um conselheiro político próximo ao primeiro-ministro iraquiano disse que Sudani estava sofrendo uma enorme pressão dos poderosos partidos xiitas próximos ao Irã, que buscam acabar com a presença dos EUA no Iraque, e que seu recente comunicado tinha como objetivo 'apaziguar os partidos raivosos dentro da coalizão xiita do governo contra os Estados Unidos'.

Ainda assim, não ficou claro se o anúncio de Bagdá nesta sexta-feira foi principalmente uma postura para fins políticos internos ou se o comitê recém-anunciado realmente colocaria em movimento um processo inexorável para acabar com a presença militar dos Estados Unidos no Iraque, um objetivo antigo do Irã e de grupos que o Irã apoia.

(Reportagem de Ahmed Rasheed)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. iraque se prepara para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.