Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Israel e Marrocos estreitarão laços e abrirão embaixadas, diz chanceler israelense

Placeholder - loading - Ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, durante visita a Rabat, no Marrocos 11/08/2021 REUTERS/Youssef Boudlal
Ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, durante visita a Rabat, no Marrocos 11/08/2021 REUTERS/Youssef Boudlal

Publicada em  

RABAT (Reuters) - Israel e Marrocos planejam aprimorar suas relações diplomáticas restauradas e abrir embaixadas dentro de meses, disse o ministro israelense das Relações Exteriores durante uma visita ao reino do norte da África nesta quinta-feira.

O Marrocos foi um de quatro países árabes, juntamente com Emirados Árabes Unidos, Barein e Sudão, a procurar a normalização das relações com Israel no ano passado através de acordos elaborados pelos Estados Unidos.

Graças a estes acordos, Washington também reconheceu a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental, um ganho diplomático para Rabat.

'Aprimoraremos nossos escritórios de ligação para embaixadas', disse Yair Lapid em uma coletiva de imprensa.

Em comentários semelhantes a repórteres israelenses que o acompanhavam na viagem de dois dias iniciada na quarta-feira, Lapid disse que acertou com seu equivalente marroquino, Nasser Bourita, que as embaixadas abrirão em dois meses, segundo citações.

Não houve confirmação imediata dos comentários de Lapid da parte do Marrocos.

A visita de Lapid foi a primeira de um chanceler israelense ao Marrocos desde 2003, e aconteceu depois de os dois países combinarem em dezembro a retomada das relações diplomática nos termos de um acordo mediado pelos EUA.

Mais cedo nesta quinta-feira, Lapid inaugurou o escritório de ligação de Israel em Rabat e visitou uma sinagoga de Casablanca.

(Por Ahmed Eljechtimi; reportagem adicional de Jeffrey Heller em Jerusalém)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. israel e marrocos estreitarao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.