Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

James Blunt é o Artista da Semana!

O cantor já vendeu mais de 20 milhões de discos em todo o mundo

Placeholder - loading - James Blunt - Photoshoot
James Blunt - Photoshoot

Publicada em  

O produtor musical e ex-oficial do Exército Britânico, James Blunt, nasceu em 22 de fevereiro de 1974 e teve sua estréia no mundo da música em 2004, com o lançamento do álbum Back to Bedlam, alcançando fama mundial com os singles “You’re Beautiful” e “Goodbye My Lover”. O álbum já vendeu mais de 11 milhões de cópias em todo mundo e liderou a Official Albums Chart, do Reino Unido e chegou ao segundo lugar nos EUA.

Back to Bedlam foi o álbum mais vendido da década de 2000 no Reino Unido. O cantor já vendeu mais de 20 milhões de discos em todo o mundo, recebendo vários prêmios, incluindo 2 Brit Awards, 2 MTV Video Music Awards, 2 Ivor Novello Awards e além disso já recebeu 5 indicações ao Grammy.

Veja também: Harry Styles é o Artista da semana!

Um fato curioso é que antes de se tornar músico, James era um oficial de reconhecimento do Life Guards, regimento sênior do exército britânico. Inclusive, ele chegou a servir a North Atlantic Treaty Organization, na Guerra do Kosovo em 99. O artista sempre se interessou pela música, quando criança teve aulas de piano e violino.

Sua dissertação na Universidade de Bristol, foi sobre a mercantilização da imagem de cantores do gênero Pop. No período em que ele estava no exército, Blunt já escrevia músicas no tempo livre. Até que um dia sua paixão pela música foi enfim reconhecida, sugeriram que ele procurasse o gerente do Elton John, Todd Interland, então ele enviou uma demo da música “Goodbye My Lover” e impressionado logo o agente entrou em contato com o artista.

Após deixar o exército e lançar o seu primeiro álbum de estúdio, ele não parou de fazer sucesso. O próximo disco do artista foi All The Lost Souls, lançado em 2007 e fortemente inspirado nos anos 70. Ele afirmou ter sido influenciado por Fleetwood Mac, Elton John, Don McLean, Steely Dan, David Bowie e até mesmo pela banda Led Zeppelin.

Em 2009 o músico fez a sua primeira passagem pelo Brasil, abrindo os shows do Elton John em São Paulo e Rio de Janeiro. Ele chegou a se apresentar sozinho em Porto Alegre e novamente em São Paulo.

O álbum Some Kind of Trouble lançado em 2010, alcançou grande sucesso, principalmente devido a música “Stay the Night”, que ficou no Top 10 em inúmeros países, chegando inclusive a estrear na 4ª posição da tabela da UK Albums Chart, com mais de 106.000 cópias vendidas na semana de lançamento.

No ano passado, James lançou em novembro seu sexto álbum de estúdio, Once Upon A Mind, os grandes destaques do disco são as músicas “Monsters”, “5 Miles” e “Halfway”. Ficou curioso e quer saber mais sobre a vida do cantor? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista, clicando aqui!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. james blunt e o artista da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.