Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Japão divulga pacote de US$4 bi contra coronavírus, ainda sem considerar orçamento extra

Placeholder - loading - Homem cruza a rua em um distrito de compras em Tóquio. REUTERS/Yuya Shino/File Photo
Homem cruza a rua em um distrito de compras em Tóquio. REUTERS/Yuya Shino/File Photo

Publicada em  

Atualizada em  

Por Tetsushi Kajimoto e Daniel Leussink

TÓQUIO (Reuters) - O Japão divulgou nesta terça-feira um segundo pacote de medidas no valor de 4 bilhões de dólares em gastos para lidar com as consequências do surto de coronavírus, com foco no apoio a pequenas e médias empresas, à medida que aumentam as preocupações com os riscos para a economia já frágil.

O pacote, totalizando 430,8 bilhões de ienes (4,1 bilhões de dólares) em gastos, mostra quanta pressão as autoridades estão enfrentando para reforçar o crescimento frágil e conter o risco de falências corporativas, já que cancelamentos de eventos e uma queda no turismo ameaçam atingir a economia em geral.

Para ajudar a financiar o pacote, o governo utilizará o restante da reserva orçamentária deste ano fiscal, de cerca de 270 bilhões de ienes, disse o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

A medida provavelmente afetará o que o Banco do Japão decidirá em sua revisão de política monetária de 18 e 19 de março.

O banco central tentará garantir que as empresas afetadas pelo surto do vírus não enfrentem um aperto financeiro antes do final do atual ano fiscal de março, informou a Reuters.

O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, disse nesta terça-feira que ainda não há necessidade de um orçamento extra maior, acrescentando que as consequências do surto até agora não atingiram a escala da crise financeira de 2009.

'Precisamos verificar a situação atual', disse Aso a repórteres após uma reunião do gabinete, acrescentando que 'não há como dizer' se o governo precisa de um orçamento extra.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. japao divulga pacote de us4 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.