Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Japão retomará caça comercial de baleias após sair de comissão internacional

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Japão retomará caça comercial de baleias após sair de comissão internacional"

Publicada em  

Por Linda Sieg e Kiyoshi Takenaka

TÓQUIO (Reuters) - O Japão retomará a partir de julho a caça comercial de baleias nas águas territoriais e na zona econômica exclusiva do país, mas encerrará a prática polêmica na Antártida, informou o país nesta quarta-feira, quando anunciou a desfiliação da Comissão Baleeira Internacional (IWC).

Austrália e Nova Zelândia saudaram a decisão de abandonar a caça às baleias na Antártida, mas expressaram decepção pela decisão do Japão se envolver no abate dos mamíferos oceânicos.

A decisão, disseram alguns especialistas, permite ao Japão poupar o dinheiro que gasta para apoiar a caça às baleias na Antártida e ao mesmo tempo adotar uma postura contundente a favor da caça -- uma questão de orgulho nacional para alguns conservadores.

Mas há dúvidas sobre a viabilidade econômica da caça comercial de baleias no Japão, especialmente porque menos pessoas do que nunca estão comendo carne de baleia, argumentaram.

'A partir de julho de 2019, depois que a saída entrar em vigor em 30 de julho, o Japão realizará a caça comercial de baleias dentro do mar territorial do Japão e de sua zona econômica exclusiva, e cessará o abate de baleais no Oceano Antártico/Hemisfério Sul', disse o secretário-chefe de gabinete, Yoshihide Suga, em um comunicado ao anunciar a decisão.

'A caça às baleias será realizada de acordo com a lei internacional e dentro dos limites de abate calculados de acordo com o método adotado pela IWC para evitar um impacto negativo nos recursos cetáceos', disse Suga.

O Japão, que afirma que a maioria das espécies de baleia não está ameaçada e que comê-las é parte de sua cultura, vem fazendo campanha há tempos, e sem sucesso, para a IWC permitir a caça comercial.

O eleitorado de alguns parlamentares influentes inclui comunidades baleeiras, e o distrito eleitoral do primeiro-ministro, Shinzo Abe, sedia o porto baleeiro de Shimonoseki.

A decisão japonesa de se desligar da IWC veio na esteira da rejeição mais recente de uma proposta de Tóquio para retomar a caça comercial em uma reunião de setembro, que Suga disse ter mostrado ser impossível superar as diferenças entre defensores da caça e membros anti-caça.

A retomada da caça comercial é uma decisão incomum para o Japão, que enfatiza o multilateralismo em sua diplomacia, e logo rendeu críticas de grupos ambientalistas e outros que acreditam que todas as baleias deveriam se protegidas.

Em 2014 o Tribunal Penal Internacional determinou que o Japão deveria suspender a caça na Antártida – o que Tóquio fez durante uma temporada, reduzindo o número de animais e espécies visados, mas reiniciou na temporada 2015-2016.

(Reportagem adicional de Mayuko Ono e Kaori Kaneko)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. japao retomara caca comercial …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.