Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

John Legend homenageia John Lewis, um dos líderes dos direitos civis nos EUA

Ao lado de Common, artista fez uma performance da faixa “Glory” (2014) como tributo ao ativista, falecido no final de julho aos 80 anos

Placeholder - loading - Photoshoot/Divulgação
Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

O cantor John Legend participou ontem (04) de uma homenagem virtual a John Robert Lewis, defensor dos direitos civis e pilar dos congressistas democratas nos Estados Unidos falecido em decorrência de um câncer no pâncreas no final de julho, aos 80 anos. Em programa especial organizado pela rede CBS, o artista apresentou “Glory” junto ao cantor Common, co-autor da faixa que fez parte da trilha sonora de “Selma: Uma Luta Pela Igualdade” (2014).

Veja também: Bigger Love é o novo single de John Legend

Premiada pelo Oscar e Globo de Ouro em 2015, a música escolhida foi tema do filme que conta a história da luta por direitos dos cidadãos afro-americanos durante a década de 1960 liderada por Martin Luther King Jr., com quem Lewis participou de iniciativas que lançariam as bases para o movimento por liberdades civis nos EUA.

Legend e Common realizaram a performance virtual na Ponte Edmund Pettus, atravessada por Lewis, Luther King Jr. e outros líderes em 7 de março de 1965, dia que ficou historicamente conhecido como “Domingo Sangrento”. À época, o grupo organizou uma marcha pacífica pelos direitos de voto, caminhando de Selma até Montgomery, no Alabama. Ao chegarem na ponte, no entanto, foram atacados por tropas do estado, que empunharam tacos, chicotes e gás lacrimogêneo sobre os manifestantes. Com uma fratura no crânio, Lewis foi uma das 58 pessoas feridas na ocasião.

carregando Tweet...

Anos depois, ele comentou o episódio em uma entrevista: “Deixei um pouco de sangue naquela ponte. Pensei que eu fosse morrer”. No dia de seu falecimento, em 17 de julho, Legend chamou o ativista de “um guerreiro pela justiça”. Em postagem no Twitter, escreveu: "Obrigado por nos amar tanto que a ponto de dedicar e arriscar sua vida para nos aproximar da liberdade".

Registrada por vários canais de televisão, a violência policial em Selma provocou indignação social no país e reuniu o apoio público necessário para a aprovação da Lei de Direito de Voto, assinada em agosto do mesmo ano pelo presidente Lyndon B. Johnson. Em 2011, o ícone da luta contra o racismo nos Estados Unidos recebeu a maior honra civil do país – a Medalha Presidencial da Liberdade –, das mãos do primeiro presidente afro-americano dos EUA, Barack Obama.

Artistas como Billy Porter, Jon Batiste, Yolanda Adams, Jennifer Hudson e Trevor Noah também prestaram tributo ao ativista no evento.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. john legend homenageia john …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.