Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Johnson alerta UE contra tarifas 'napoleônicas' em caso de Brexit sem acordo

Placeholder - loading - Ex-prefeito de Londres e candidato a premiê do Reino Unido Boris Johnson 22/06/2019 REUTERS/Hannah McKay
Ex-prefeito de Londres e candidato a premiê do Reino Unido Boris Johnson 22/06/2019 REUTERS/Hannah McKay

Publicada em  

Por Andy Bruce e Guy Faulconbridge

LONDRES (Reuters) - O ex-prefeito de Londres Boris Johnson, favorito a ocupar o cargo de primeiro-ministro britânico, reiterou estar preparado para retirar o Reino Unido da União Europeia sem um acordo em 31 de outubro e alegou que qualquer tentativa da UE de impor tarifas comerciais seria similar a um bloqueio napoleônico.

A crise de três anos em torno do Brexit pode estar prestes a se aprofundar, já que a promessa de Johnson de deixar a UE com ou sem um acordo poderia provocar um impasse com o Parlamento, que indicou se opor a um cenário sem acordo.

Isso significa que não haveria um período de transição e a saída seria abrupta, desenhando um cenário de pesadelo para muitos líderes empresariais e o sonho de inflexíveis apoiadores do Brexit que querem uma separação decisiva.

Johnson, ex-ministro das Relações Exteriores, disse estar convencido de que a UE concordaria com um novo acordo baseado em partes da anterior proposta elaborada pela atual premiê, Theresa May.

'Meu compromisso é sair da UE no Halloween, em 31 de outubro', disse Johnson, de 55 anos, à BBC TV, acrescentando que havia 'ajustes técnicos' para impedir o retorno de uma fronteira física entre a Irlanda, país-membro da UE, e a Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido.

Johnson reafirmou sua opinião, contestada por muitos, de que o Reino Unido poderia manter o comércio com a UE livre de tarifas após uma saída sem acordo.

'Eu acho que seria muito bizarro se a UE decidisse por conta própria... se eles decidissem impor tarifas sobre mercadorias vindas do Reino Unido seria... um retorno ao sistema (de bloqueio) continental de Napoleão', disse Johnson à rádio LBC nesta terça-feira.

O 'Bloqueio Continental' de Napoleão Bonaparte tinha por objetivo prejudicar a economia britânica durante as guerras napoleônicas do início do século 19.

O presidente do banco central da Inglaterra, Mark Carney, disse que uma cláusula que permite que o comércio continue inalterado entre duas partes, se assim o decidir, só poderia ser aplicada quando um acordo comercial estivesse em vigor ou prestes a entrar em vigor.

Johnson repetiu uma alerta de que haveria 'ambiguidade criativa' sobre quando e como um valor previamente acordado de 39 bilhões de libras seria pago à UE.

Ele afirmou, ainda, que não queria um Brexit sem acordo -- cenário que, segundo os investidores, preocuparia os mercados financeiros e causaria ondas de choque na economia europeia --, mas que era necessário colocá-lo na mesa para que o Reino Unido pudesse obter o resultado desejado.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia “ABBA Gold”: 30º aniversário do álbum é celebrado com edição especial

“ABBA Gold”: 30º aniversário do álbum é celebrado com edição especial

Após de três décadas do lançamento do projeto de grandes sucessos do ABBA, o quarteto anuncia a nova versão que celebra o aniversário do disco. A coleção dos grandes hits, “ABBA Gold” está prevista para ser divulgada no dia 23 de setembro e conta com canções como 'Dancing Queen', 'Take A Chance On Me', 'Mamma Mia', 'Super Trouper', 'Fernando', 'Waterloo' e 'The Winner Takes It All'.

O disco da banda sueca é uma das produções mais bem sucedidas na indústria da música, tendo vendido mais de 32 milhões de unidades ao redor do mundo. Outro marco impressionante, é o álbum ter sido o segundo mais vendido de todos os tempos no Reino Unido passando mais de 1.055 semanas no Official UK Albums Chart. Com isso, tornou-se o álbum mais antigo no Official Albums Chart Top 100 de todos os tempos.

Originalmente, o trabalho de 19 faixas foi lançado em 21 de setembro de 1992, e já foi reeditado diversas outras vezes. Um exemplo disso foi a remasterização do disco em 2010, que também foi reembalado para coincidir com o lançamento do filme musical inspirado no ABBA, “Mamma Mia!”

Para marcar a primeira divulgação desse álbum tão emblemático, sua edição comemorativa virá em múltiplos formatos, que serão: 2 novos LPs Picture Disc de vinil pesado, alojado em capa dobrável cortada; novo cassete dourado – também disponível em preto; e ouro 2LP – vinil dourado 2 x 180g. A nova edição limitada do ABBA também já está disponível para pré-encomenda aqui.



O grupo, composto por Björn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad, lançou sua última obra em novembro do ano passado. Intitulado “Voyage”, o nono disco de estúdio rendeu muita visibilidade à banda – já que estreou na segunda posição da Billboard 200. Além disso, o primeiro single do álbum, "I Still Have Faith in You", rendeu ao grupo sua primeira indicação ao Grammy.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. johnson alerta ue contra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.