Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Johnson aposta tudo em votação do 'super sábado' no Parlamento para aprovar Brexit

Placeholder - loading - Premiê britânico, Boris Johnson 17/10/2019 REUTERS/Francois Lenoir
Premiê britânico, Boris Johnson 17/10/2019 REUTERS/Francois Lenoir

Publicada em  

Por Guy Faulconbridge e Kate Holton

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, se empenhou nesta sexta-feira em persuadir parlamentares céticos a apoiarem o acordo de última hora fechado pelo Reino Unido com a União Europeia em uma votação extraordinária no Parlamento.

Em uma das maiores reviravoltas do drama de três anos do Brexit, Johnson surpreendeu seus oponentes na quinta-feira firmando um novo pacto com a UE, apesar de o bloco ter prometido que não renegociaria o tratado acertado no ano passado.

Mas Johnson, que foi garoto-propaganda da campanha do Brexit no referendo de 2016, precisa ratificar o acordo no Parlamento britânico, onde não tem maioria, e seus adversários planejam fazer o máximo de estrago político antes de uma iminente eleição.

Os números são apertados: Johnson precisa angariar 318 votos no Legislativo de 650 cadeiras para aprovar o acordo, mas seus aliados de um partido norte-irlandês refutam o pacto e os três principais partidos da oposição prometeram rejeitá-lo.

'Temos um ótimo acordo novo que retoma o controle. Agora o Parlamento deveria finalizar o Brexit no sábado', disse Johnson antes da primeira sessão parlamentar extraordinária em um sábado desde a invasão argentina das Malvinas em 1982.

Se vencer a votação, o premiê entrará para a história como o líder que concretizou o Brexit -- para o bem ou para o mal. Se falhar, enfrentará a humilhação do colapso do Brexit depois de prometer repetidamente que o realizaria.

A Goldman Sachs disse acreditar que o acordo será aprovado e elevou sua estimativa de um Brexit com um acordo no dia 31 de outubro de 60% para 65%, reduzindo a estimativa de uma saída sem um pacto de 15% para 10% e mantendo em 25% a probabilidade de o Brexit não acontecer.

A libra esterlina manteve uma alta de cinco meses com o valor de 1,2874 diante do dólar, mas o valor ficou abaixo do pico de 1,2988 de quinta-feira.

Para vencer a votação, Johnson terá que convencer rebeldes pró-Brexit tanto do seu Partido Conservador quanto do opositor Partido Trabalhista a apoiarem seu acordo.

Mas o Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte (DUP) disse que se oporá ao pacto e apelará para que uma facção de cerca de 28 defensores aguerridos do Brexit do Partido Conservador faça o mesmo.

(Reportagem adicional de Elizabeth Piper e William James)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. johnson aposta tudo em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.