Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Johnson cumpre promessa e vence votação do Brexit antes do Natal

Placeholder - loading - Premiê Boris Johnson fala durante debate no Parlamento 19/12/2019 ©UK Parliament/Jessica Taylor/Handout via REUTERS
Premiê Boris Johnson fala durante debate no Parlamento 19/12/2019 ©UK Parliament/Jessica Taylor/Handout via REUTERS

Publicada em  

Por Elizabeth Piper e Kylie MacLellan

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conseguiu aprovar seu acordo de separação da União Europeia nesta sexta-feira, o primeiro passo para cumprir sua promessa eleitoral de concretizar o Brexit até 31 de janeiro na sequência de sua vitória eleitoral folgada.

Os parlamentares aprovaram a segunda leitura da legislação por 358 a 234, ressaltando a ampla maioria de Johnson no Parlamento, o que deve assegurar uma ratificação tranquila do acordo de saída para a implantação da maior mudança de rumo político do país em mais de 40 anos.

Mais de três anos depois de o Reino Unido votar pela saída da UE em um referendo, a incerteza profunda sobre o Brexit foi substituída pelo prazo firme do final de janeiro. Só depois disso o premiê terá conversas para obter um acordo comercial com o bloco e outro prazo no final do ano que vem.

'Entregar a votação do Brexit embrulhada para o Natal' era a principal meta de Johnson – o que mostra que, ao contrário de sua antecessora, Theresa May, agora ele tem as rédeas soltas para levar o Brexit adiante, apesar das críticas contínuas dos parlamentares de oposição.

'Esta é a hora em que avançamos e descartamos os velhos rótulos 'partir' ou 'ficar'... esta é a hora de agirmos juntos como uma nação revigorada, um Reino Unido', disse Johnson ao Parlamento antes da votação.

'Este é o momento de nos unirmos e escrevermos um capítulo novo e empolgante de nossa história nacional, de forjarmos uma nova parceria com nossos amigos europeus, de nos impormos no mundo, de iniciarmos a cura pela qual todo o povo deste país anseia.'

Os estágios finais da ratificação ocorrerão antes do Natal. A Câmara baixa do Parlamento tem até 9 de janeiro para aprovar a legislação, o que dá pouco mais de três semanas para passar pela Câmara alta e receber a Aprovação Real.

(Reportagem adicional de William James)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. johnson cumpre promessa e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.