Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Julgamento sobre liberdade de Lula no STF é suspenso após Gilmar Mendes pedir vista

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Julgamento sobre liberdade de Lula no STF é suspenso após Gilmar Mendes pedir vista"

Publicada em  

(Reuters) - O julgamento de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi suspenso pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta terça-feira após o ministro Gilmar Mendes pedir vista.

A defesa de Lula apresentou o habeas corpus 'para que seja declarada a suspeição do então juiz Sérgio Moro na condução da ação penal que resultou na condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP)', segundo nota do Supremo.

Com isso, advogados do ex-presidente pedem que seja declarada nulidade de todos os atos praticados por Moro, o que restabeleceria a liberdade de Lula.

Gilmar Mendes foi o terceiro ministro a votar. Antes dele, votaram o relator do caso, ministro Edson Fachin, que julgou incabível o pedido de habeas corpus, e a ministra Cármem Lúcia, que acompanhou o relator.

No habeas corpus, a defesa do ex-presidente, preso desde abril em Curitiba e condenado a 12 anos e 1 mês, apresentou sete argumentos para demonstrar a suposta 'condução parcial do processo'.

Entre eles estão a condução coercitiva do ex-presidente e a divulgação pública de áudios de conversa entre Lula e a então presidente Dilma Rousseff.

Além de Mendes, Fachin e Cármem, os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello compõem a Segunda Turma do STF.

(Por Laís Martins, em São Paulo)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. julgamento sobre liberdade de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.