Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Justiça argentina suspende reforma trabalhista de Milei após ação de sindicato

Placeholder - loading - Manifestantes protestam contra a política econômica anunciada pelo presidente argentino Javier Milei em Buenos Aires 27/12/2023 REUTERS/Agustin Marcarian
Manifestantes protestam contra a política econômica anunciada pelo presidente argentino Javier Milei em Buenos Aires 27/12/2023 REUTERS/Agustin Marcarian

Publicada em  

Atualizada em  

BUENOS AIRES (Reuters) - A Justiça da Argentina suspendeu nesta quarta-feira a reforma trabalhista incluída em um decreto abrangente que o presidente Javier Milei assinou há duas semanas, após uma ação apresentada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a mais importante confederação sindical do país.

O decreto, que é composto por mais de 300 medidas destinadas a desregulamentar a economia, revoga e modifica leis relacionadas à atividade trabalhista, como contratos de trabalho, causas de demissão e indenização por demissão, entre outras questões.

A CGT tem se oposto ferozmente ao texto desde a publicação do decreto e, após a apresentação de um projeto de lei alinhado com a postura ultraliberal de Milei -- que assumiu o cargo em 10 de dezembro -- anunciou uma greve nacional para o final de janeiro.

A juíza Andrea García Vior, da Câmara Nacional de Recursos Trabalhistas, concedeu uma medida cautelar 'suspendendo a aplicabilidade das disposições' sobre o trabalho do decreto do libertário Milei.

A decisão pode ser objeto de recurso por parte do governo.

A CGT disse em comunicado que a 'decisão judicial coloca um freio na reforma trabalhista regressiva e antitrabalhista'.

O decreto de Milei está em vigor, embora possa ser revogado pelo Congresso Nacional se for rejeitado por ambas as câmaras. O decreto e um amplo projeto de lei do governo geraram muitas críticas ao partido governista, que está longe de ter maioria tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

Embora o Congresso argentino normalmente esteja fechado para o recesso de verão nessa época do ano, Milei convocou sessões extraordinárias até o final do mês para tratar do projeto de lei enviado pelo governo.

(Reportagem de Marta López)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. justica argentina suspende …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.