Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kamala Harris alerta sobre ameaças à liberdade nos EUA no Dia de Martin Luther King

Placeholder - loading - Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, discursa em Columbia, Carolina do Sul 15/01/2024 REUTERS/Kevin Wurm
Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, discursa em Columbia, Carolina do Sul 15/01/2024 REUTERS/Kevin Wurm

Publicada em  

Por Trevor Hunnicutt e Nandita Bose

COLUMBIA, Carolina do Sul (Reuters) - A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, alertou os norte-americanos de que sua liberdade está ameaçada, ao comemorar o Dia de Martin Luther King Jr. na Carolina do Sul nesta segunda-feira, aproveitando o legado do ícone dos direitos civis para pedir aos eleitores negros que se juntem aos democratas para vencer a eleição de 2024.

Kamala encabeçou um evento anual do grupo de direitos civis mais antigo do país, a NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor), que incluiu um serviço religioso e uma marcha até a Assembleia Legislativa da Carolina do Sul, em Columbia.

Ela insistiu em uma das mensagens eleitorais centrais dos democratas: o presidente norte-americano, Joe Biden, e os democratas precisam da ajuda dos eleitores para proteger os direitos dos norte-americanos contra os republicanos.

A vice-presidente disse que a liberdade no país está sob 'profunda ameaça', citando a derrubada da decisão Roe v. Wade pela Suprema Corte dos EUA, as longas filas para votar e a prevalência da violência armada.

Ela citou a falecida viúva de King, Coretta Scott King, que disse: 'A liberdade nunca é conquistada de fato. Você a ganha e a conquista em cada geração'.

Os eleitores precisam 'arregaçar as mangas', disse Kamala. 'Nós nascemos para um momento como este.'

'Nós vamos lutar', acrescentou. 'E quando lutamos, vencemos.'

Antes de seu discurso, um grupo de manifestantes, alguns agitando bandeiras palestinas, se aglomerou do lado de fora do local, um sinal da dissidência dentro do Partido Democrata sobre a política de Biden para Israel.

Biden comemorou o feriado oferecendo-se como voluntário para a Philabundance, um grupo de combate à fome na Filadélfia, Pensilvânia, um Estado que seus assessores consideram obrigatório vencer na eleição de novembro, onde ele carregou pacotes com frutas frescas e leite em uma esteira rolante em um armazém.

Os republicanos, incluindo o favorito para a candidatura do partido, o ex-presidente Donald Trump, estão encerrando suas campanhas em Iowa no dia de sua primeira disputa de nomeação. O Estado está homenageando King ao 'exercer a verdadeira democracia de base', disse Jeff Kaufmann, presidente do Partido Republicano em Iowa.

Biden, os principais democratas e alguns republicanos têm alertado que o papel de Trump nos ataques de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA e sua promessa de punir seus inimigos políticos sugerem que ele poderia destruir as normas democráticas no país se conquistar a Casa Branca novamente.

Trump rejeita as acusações contra ele como politicamente motivadas e diz que é Biden que é uma ameaça à democracia.

Biden, em uma entrevista de rádio com o defensor dos direitos civis dos negros reverendo Al Sharpton disse que Trump foi um fator motivador em sua decisão de buscar a reeleição, observando o desejo do republicano de se vingar de seus adversários políticos.

Kamala, a primeira vice-presidente negra do país e a mais alta autoridade eleita negra e asiática, tem a tarefa de engajar as pessoas de cor e os eleitores mais jovens, grupos cujo apoio a Biden diminuiu.

Esses eleitores, que há muito tempo são os apoiadores mais confiáveis do Partido Democrata, estão vacilando devido à ansiedade econômica e às decepções com as políticas do governo. Ecoando outras pesquisas recentes de opinião pública, uma pesquisa da Economist/YouGov mostrou que apenas 67% dos adultos negros dos EUA tinham uma visão favorável de Biden.

(Reportagem de Trevor Hunnicutt, em Columbia, Carolina do Sul, e Nandita Bose, na Filadélfia; reportagem adicional de Steve Holland em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. kamala harris alerta sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.