Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Keiko Fujimori tem vantagem estreita em apuração no Peru, Castillo reduz diferença

    Placeholder - loading - Apoiadores de Pedro Castillo acompanham divulgação dos primeiros resultados da apuração da eleição presidencial peruana em Tacabamba 06/06/2021 REUTERS/Alessandro Cinque
    Apoiadores de Pedro Castillo acompanham divulgação dos primeiros resultados da apuração da eleição presidencial peruana em Tacabamba 06/06/2021 REUTERS/Alessandro Cinque

    Publicada em  

    Por Marco Aquino e Marcelo Rochabrun

    LIMA/TACABAMBA, Peru (Reuters) - A candidata conservadora Keiko Fujimori mantinha uma vantagem estreita na apuração do segundo turno da eleição presidencial do Peru na manhã desta segunda-feira, mas seu rival socialista Pedro Castillo reduzia a diferença apontando para um resultado apertado.

    A incerteza prevalecia sobre quem assumirá a Presidência de um país altamente polarizado, com a apuração oficial mostrando Keiko com 50,5% dos votos e Castillo com 49,5% com cerca de 90% dos votos apurados. A diferença vem diminuindo e a expectativa é que os votos que faltam ser contados venham das áreas rurais do país e favoreçam Castillo.

    Uma contagem rápida e extraoficial divulgada na noite de domingo pelo Ipsos Peru deu uma vantagem bastante estreita a Castillo depois de uma pesquisa de boca de urna dizer que Keiko venceria por pouco, o que deixou investidores e mineradoras à mercê de especulações.

    O desfecho provável, de um resultado apertado, pode provocar dias de indefinição e tensão, e a votação sublinha a disparidade acentuada entre a capital Lima e o interior rural que impulsionou o avanço inesperado de Castillo.

    Lucia Dammert, uma acadêmica peruana radicada no Chile, previu que os próximos dias serão febris, com possíveis contestações dos votos e pedidos de recontagem, e anteviu protestos, particularmente se Keiko Fujimori vencer.

    'O que está claro é que, se Keiko vencer, terá que se trancar em uma fortaleza em Lima e engolir o que acontecerá no resto do país', opinou.

    À medida que os primeiros resultados entravam na noite de domingo, Castillo, filho de camponeses de 51 anos que prometeu reformular a Constituição e as leis de mineração do Peru, estimulava os apoiadores a 'defenderem a votação', mas mais tarde pediu calma.

    Keiko, de 46 anos, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, que está preso por abusos de direitos humanos e corrupção, também apelou por 'prudência, calma e paz dos dois grupos'.

    O banco J.P. Morgan disse em um boletim que dias podem se passar até o resultado da eleição na nação andina rica em cobre ficar claro e que os dois candidatos podem optar por esperar o final do processo para declarar vitória ou reconhecer a derrota.

    'A menos que a situação indefinida retratada pela contagem rápida se mostre errada, parecemos na iminência de vários dias de incerteza acentuada', disse a instituição financeira.

    Na corrida polarizada, os rivais prometeram remédios muito diferentes para o Peru, que sofreu com escândalos de corrupção nos últimos anos e um declínio econômico acentuado resultante do surto de Covid-19 per capita mais mortífero do mundo.

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia 'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    Esta sexta-feira, 24 de setembro, já começou com várias novidades no mundo da música e isso inlui o lançamento de 'Tonight United', sendo esse o novo single de Duran Duran em parceria com o rei do disco, Giorgio Moroder. A canção faz parte de  'Future Past', décimo quinto dsico de estúdio da banda. 
     
    Em nota, Simon Le Bond, vocalista do grupo, declarou: "“Giorgio Moroder, Duran Duran ... isso é música para um mundo que está se reunindo”. 
     
    Um dos motivos para 'Tonight United' ter sido divulgada hoje, é que a canção é a música tema do festival 'Global Citizen' - que acontece neste sáabdo (25), em Londres, e será transmitido ao vivo pelo YouTube do evento. Clique aqui para acessar o canal do show.  
     
    Veja o vídeo oficial da música: 
     
     
    “Quando entramos em estúdio pela primeira vez no final de 2018, eu estava tentando persuadir os caras de que tudo o que precisávamos fazer era escrever duas ou três faixas para um EP. Quatro dias depois, com o núcleo de mais de 25 canções fortes, que todas mereciam desenvolvimento, percebi que estaríamos nisso por um longo tempo, mas isso foi antes de Covid-19. Então, aqui estamos nós em 2021 com nosso 15º álbum de estúdio e nos esforçando ao máximo", afirmou Le Bond.  
     
    As demais faixas do disco também contém parcerias com grandes artistas da indútria musical, como Mark Ranson, Lykke Li, To Love, CHAI, Graham Coxon do Blur e Mick Grason - tecladiscta de David Bowie. 
     
    'Future Past' estará disponível em sua versão compelta a partir do dia 22 de outubro deste ano. Confira as músicas foram publicadas, até o momento:
     
     
    Veja mais:
     
    Shows lendários de Bruce Springsteen ganham data de lançamento
     
    Genesis inicia turnê de despedida 'The Last Domino Tour?' na Inglaterra

    2 H
    1. Home
    2. noticias
    3. keiko fujimori tem vantagem …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.