Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Klabin tem lucro estável no 2º tri, mas vendas recuam

Placeholder - loading - REUTERS/Denis Sinyakov
REUTERS/Denis Sinyakov

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Klabin teve lucro líquido de 971 milhões de reais no segundo trimestre, estável sobre o desempenho de um ano antes, mas queda de 23% no comparativo com os três meses imediatamente anteriores, em resultado marcado por queda nas vendas e nos preços de celulose e papel, segundo balanço divulgado nesta terça-feira.

A fabricante de papel para embalagens e celulose teve geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 1,34 bilhão de reais, queda anual de 32% e trimestral de 31%.

Analistas, em média, esperavam Ebitda de 1,44 bilhão de reais para a Klabin no segundo trimestre, segundo dados da Refinitiv.

Apesar do trimestre ser marcado pelo início da segunda fase Projeto Puma II, com o começo da operação da nova máquina de papel-cartão, MP28, no complexo fabril da empresa no Paraná, o volume de vendas da Klabin caiu 15% ante o segundo trimestre de 2022.

A participação do mercado interno nas vendas cresceu seis pontos percentuais, sinalizando um ambiente de preços internacionais pressionados, agravado por ganhos do real contra o dólar, que tornam exportações menos rentáveis. Os volumes de celulose, papel e embalagens vendidos no segundo trimestre foram 21%, 17% e 3% menores que um ano antes, respectivamente.

Com isso, a receita líquida da Klabin somou 4,29 bilhões de reais de abril a junho, 15% a menos que o faturamento do segundo trimestre do ano passado. A expectativa média de analistas para a receita líquida era de 4,43 bilhões de reais, segundo a Refinitiv.

'Na Klabin, a retração do preço médio das três fibras (curta, longa e fluff) realizado foi de 17%' ante o primeiro trimestre. Enquanto isso, o preço do kraftliner caiu 10% e a demanda do mercado de papel-cartão 'deu sinais de acomodação', afirmou a companhia no balanço.

Já o custo caixa de produção de celulose no segundo trimestre foi de 1.363 reais por tonelada, crescimento de 7% em relação ao segundo trimestre do ano passado, impactado por uso maior de madeira de terceiros e minimizado por queda nos preços de insumos como produtos químicos, afirmou a Klabin no balanço. Considerando os efeitos de parada para manutenção, o custo caixa de celulose foi a 1.905 reais por tonelada.

A empresa investiu 1,03 bilhão de reais no segundo trimestre, 33% menos que um ano antes e a relação dívida líquida sobre Ebitda em reais se manteve em 2,6 vezes ante o primeiro trimestre, recuando ante a alavancagem de 2,7 vezes de um ano antes. Em dólares, porém, a relação passou de 2,7 vezes no segundo trimestre de 2022 para 2,8 vezes ao final de junho deste ano.

A companhia ainda apurou um efeito positivo 'não caixa' de 257 milhões de reais no lucro operacional (Ebit) relativo atualizações no valor justo de seus ativos florestais.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. klabin tem lucro estavel no 2 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.