Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kremlin diz que os EUA estão conduzindo campanha secreta de influência contra Rússia

Placeholder - loading - Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov  7/12/2023   Sputnik/Sergei Bobylev/Pool via REUTERS
Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov 7/12/2023 Sputnik/Sergei Bobylev/Pool via REUTERS

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta sexta-feira que os Estados Unidos têm tentado conduzir uma campanha secreta de influência contra as autoridades russas, mas que os serviços de segurança de Moscou tomaram medidas para minimizar seu impacto.

O Kremlin comentava sobre uma reportagem da Reuters de que Donald Trump, como presidente dos EUA, autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a lançar uma campanha clandestina nas mídias sociais chinesas com o objetivo de virar a opinião pública na China contra o governo chinês.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os EUA estão atualmente tentando conduzir uma campanha semelhante contra a Rússia, que está realizando uma eleição presidencial entre sexta-feira e domingo.

Espera-se que o atual presidente Vladimir Putin, que está em desacordo com o Ocidente por causa da guerra na Ucrânia, ganhe facilmente outro mandato de seis anos.

'Uma coisa que posso dizer é que temos experimentado essas atividades por muitos anos. Os Estados Unidos e as agências e serviços de inteligência relevantes têm feito o mesmo em nosso país e ainda estão tentando fazê-lo', disse Peskov aos repórteres.

'E somente ações decisivas para proteger o cenário político doméstico e nossa sociedade das tentativas de interferência desse tipo minimizaram amplamente a eficácia do trabalho dos serviços especiais dos EUA. No entanto, isso não significa que eles estejam abandonando suas tentativas.'

Peskov disse que Washington pode estar realizando campanhas semelhantes contra os governos de outros países também.

Na segunda-feira, o serviço de inteligência estrangeira da Rússia acusou os Estados Unidos de tentar interferir na eleição presidencial russa e disse que Washington tinha planos de lançar um ataque cibernético ao sistema de votação on-line.

O Kremlin disse na semana passada que a Rússia não se intrometerá nas eleições presidenciais de novembro nos EUA e rejeitou as alegações norte-americanas de que Moscou orquestrou campanhas para influenciar as eleições presidenciais de 2016 e 2020 nos EUA.

Putin, o líder supremo da Rússia desde o último dia de 1999, fez uma série de comentários irônicos sobre a eleição dos EUA, dizendo que considera Joe Biden preferível como o próximo presidente dos EUA a Donald Trump.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. kremlin diz que os eua estao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.