Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kremlin diz que pressão para países rejeitarem vacina russa Sputnik V não terá sucesso

Placeholder - loading - Frasco da Sputnik V (Gam-COVID-Vac) no hospital San Martin, em La Plata, Argentina 21/01/21, 2021 REUTERS/Agustin Marcarian
Frasco da Sputnik V (Gam-COVID-Vac) no hospital San Martin, em La Plata, Argentina 21/01/21, 2021 REUTERS/Agustin Marcarian

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta terça-feira que a pressão para que alguns países se recusem a comprar a vacina russa contra Covid-19 Sputnik V está em níveis inéditos, mas que não tem chance de ser bem-sucedida.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, fez os comentários ao ser instado a comentar um relatório do governo dos Estados Unidos que pareceu mostrar que o país tentou persuadir o Brasil a não comprar a Sputnik V.

O relatório, publicado no site do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS), detalhou o trabalho do Escritório de Assuntos Globais norte-americano (OGA) no 'combate a influências malignas nas Américas'.

O texto delineou os esforços diplomáticos da agência para se contrapor ao que descreveu como tentativas de países, incluindo a Rússia, de aumentar sua influência na região em detrimento da segurança e da proteção dos EUA.

'Exemplos incluem usar o escritório do adido de Saúde do OGA para persuadir o Brasil a rejeitar a vacina russa contra Covid-19', disse o relatório governamental.

Peskov não quis comentar especificamente o relatório, mas disse que a Rússia é contra politizar a situação referente às vacinas.

'Em muitos países, a escala de pressão é inédita... tais tentativas egoístas de forçar países a abandonarem qualquer vacina não têm futuro', disse.

'Acreditamos que deveria haver tantas doses de vacinas quanto possível para que todos os países, inclusive os mais pobres, tenham a oportunidade de deter a pandemia', disse Peskov.

A embaixada dos EUA em Moscou encaminhou um pedido de comentário ao Departamento de Estado, que não respondeu de imediato.

(Por Dmitry Antonov)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. kremlin diz que pressao para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.