Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Kremlin diz que Putin está mediando situação no Irã para tentar diminuir tensões

Kremlin diz que Putin está mediando situação no Irã para tentar diminuir tensões

Reuters

16/01/2026

Placeholder - loading - Presidente russo, Vladimir Putin  17/01/2025. REUTERS/Evgenia Novozhenina/Pool/ File Photo
Presidente russo, Vladimir Putin 17/01/2025. REUTERS/Evgenia Novozhenina/Pool/ File Photo

Por Andrew Osborn e Mark ⁠Trevelyan

MOSCOU, 16 Jan (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está mediando a situação no Irã para tentar diminuir rapidamente as tensões, disse o Kremlin nesta sexta-feira, depois que o líder russo falou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian.

Moscou, um aliado de Teerã, condenou as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de novos ataques militares depois que o Irã reprimiu ​os protestos que eclodiram no final ⁠do ⁠mês passado.

No ano passado, Israel e os EUA bombardearam as instalações nucleares iranianas, e o Irã travou uma guerra de 12 dias com Israel.

A Rússia tem buscado laços mais estreitos com o Irã desde o início da guerra ‌na Ucrânia, e Putin assinou no ano passado um pacto ​de parceria estratégica de 20 anos com ‌Pezeshkian. Moscou também ​tem ​uma relação de trabalho de longa data com Israel.

Putin, em seu telefonema com Netanyahu, expressou a disposição da Rússia de 'continuar seus esforços de ​mediação e promover um diálogo construtivo com a participação de todos os Estados interessados', disse o Kremlin, acrescentando que ele expôs suas ideias para impulsionar a estabilidade no Oriente Médio.

Não foram fornecidos mais detalhes sobre a tentativa de mediação de Putin.

Putin foi então informado por Pezeshkian em uma ligação separada sobre o que o Kremlin chamou de 'esforços contínuos' de Teerã para normalizar a situação dentro do Irã.

'Foi observado que a Rússia e o Irã apoiam de forma unânime e consistentemente a redução das tensões - tanto ⁠em torno do Irã quanto na região como um todo - o ‌mais rápido possível e a ⁠resolução de quaisquer questões emergentes por meios exclusivamente políticos e diplomáticos', disse o Kremlin.

Putin e Pezeshkian confirmaram seu compromisso com a ‍parceria estratégica de seus países e com a implementação de projetos econômicos conjuntos, acrescentou ​o ‌Kremlin.

(Reportagem adicional de Dmitry Antonov, Ksenia Orlova, Lucy Papachristou e Maxim Rodionov)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.