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Lado Pessoal: Millena Machado entrevista Chieko Aoki

Em uma conversa no formato descontraído, conheceremos aspectos importantes da vida de uma das grandes executivas do país

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Podcast Lado Pessoal. Podcast semanal com Millena Machado. Crédito da imagem: Antena 1

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Nesta semana, no último episódio da segunda temporada do podcast Lado Pessoal, a apresentadora Millena Machado conversou com Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels.

Atualmente, ela é uma das executivas mais influentes no mundo da hotelaria e do turismo. Em um papo descontraído e acolhedor, o empresário deu um panorama sobre sua vida, hábitos e costumes, revelando quem é para além do lado profissional.

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Nosso podcast busca conversar com grandes nomes do mundo corporativo e entender como essas pessoas costumam pensar, como decidem e o que os inspira para continuar desenvolvendo suas atividades.

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Antes mesmo de iniciar o bate-papo, a entrevistada revelou o motivo pelo qual escolheu uma canção do compositor clássico Wolfgang Amadeus Mozart para abrir a conversa: “Me lembra meu marido, que faleceu. Aprendi a gostar da música clássica com ele. Eu acho que ela acalma, é profunda e faz você entrar dentro de si mesmo. Mozart, principalmente, é tranquilo, mas também é muito alegre. Faz a gente ficar feliz por dentro.”

Raízes e responsabilidade

Aoki atribui muito de seu sucesso ao seu envolvimento com a profissão. Ela usa o termo japonês “Ikigai” para explicar sua aspiração: “É a razão de você existir. Eu sempre tive muita paixão pelo que eu faço. Fico feliz me sentindo responsável pela realização, porque eu vejo uma coisa concreta que vai nascer. Isso, para mim, é muito importante.”

A executiva veio ao Brasil com 6 anos de idade e, já criança, assumiu sua primeira função - fazia a tradução entre a cultura e japonesa à sua família. Desde então, pegou gosto pelo sentimento de utilidade.

Na sua visão, aquela foi a primeira vez que entrou em contato com o pensamento de que era necessária. Depois de refletir na sua vida adulta, concluiu que concorda com a explicação do psicólogo norte-americano William James sobre esse fenômeno. De acordo com o intelectual, a demanda humana mais básica é a de se sentir apreciado, importante e amado. “Para mim, isso foi uma decodificação do ser humano”, compartilha.

Gestão humana

Uma vez que entendeu a importância do cuidado com o próximo num panorama geral, a CEO decidiu aplicar essa filosofia no seu negócio. “A gente sabe que as pessoas querem ser visíveis, querem ser reconhecidas. É o que fazemos quando chamamos cada um pelo nome. Assumi a responsabilidade de fazer com que as pessoas se sintam importantes.”

Aoki busca passar seu valor de solidariedade aos seus colaboradores. Neste momento, equilibra três objetivos diferente. Primeiro, refletindo seu ideal de hospitalidade, quer que a equipe do Blue Trip seja profissional e pessoalmente excelente. Depois, deseja reproduzir a característica do acolhimento dos brasileiros em seus estabelecimentos. Por fim, gostaria que os serviços em geral mantivessem um atendimento de qualidade constante, assim como na hotelaria.

Ela afirma que o atendimento não deve ser só de uma pessoa, mas sim da cultura da empresa. Para ilustrar seu ponto, conta um caso emblemático: uma vez, um hóspede japonês teve um mal-estar em um de seus hotéis, e precisou ficar uma semana no hospital. Como ele não falava português, necessitou um acompanhante, e a equipe do hotel se revezou para atendê-lo. “Eles não pediram reconhecimento. Fizeram pelo lado humano delas”.

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Lições de vida

Reflexiva, a entrevistada pondera que a hotelaria lhe trouxe coisas inéditas. Uma vez, o imperador do Japão se hospedou com no Blue Tree, e foi muito cerimonioso lidar com a família dele. Perguntaram o que ele gostaria de café da manhã, achando que ele ia pedir de tudo, mas ele solicitou somente o menu em papel.

Para mim, isso foi um grande aprendizado porque a gente não considerou o imperador um ser humano. Ele é. A gente não pode mistificar as pessoas. Qualquer pessoa, da mais rica à mais humilde, são todas iguais. Todos nós temos sentimentos.

Por isso, enfatiza que nunca devemos pressupor pelos outros. É preciso perguntar o que o cliente quer dentro do que é oferecido e respeitar a sua vontade.

Gostaram? Isso é só o começo! Quer saber mais sobre a vida Chieko Aoki, uma das maiores executivas do Brasil? Clique aqui e escute o podcast.

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Escrito por Hadass Leventhal

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