alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Lady Gaga é a Artista da Semana

    A cantora tem como influência Michael Jackson, Queen, Madonna e David Bowie

    Placeholder - loading - news single img

    1088

    Publicada em  

    Nascida em 28 de março de 1986, na cidade de Nova Iorque, Stefani Joanne Angelina Germanotta é conhecida por seu nome artístico Lady Gaga. Desde criança, ela já reconhecia o seu talento para área artística.

     

    Aos quatro anos, aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade, e escreveu a sua primeira canção de balada aos 13. Um ano depois, começou a comparecer em casas noturnas de apresentações livres ao microfone. Nesta época, Gaga já fazia cursos de artes cênicas e atuava em alguns musicais.

     

    Gaga cresceu ouvindo artistas como os Beatles, Stevie Wonder, Queen, Bruce Springsteen, Pink Floyd, Mariah Carey, Grateful Dead, Led Zeppelin, Whitney Houston, Elton John, Blondie e Garbage. A inspiração musical de Gaga varia de cantores de dance-pop, como Madonna e Michael Jackson, a artistas glam rock como David Bowie e Freddie Mercury, bem como a teatralidade da música, do artista pop Andy Warhol e suas próprias raízes de performance no teatro musical.

     

    Na adolescência, sua mãe a encorajou-a a se candidatar para o Collaborative Arts Project 21 (CAP21), um conservatório de treino de teatro musical na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova Iorque. Aos 17 anos, ganhou uma admissão antecipada para a Tisch School of Arts e morou em um dormitório da universidade. Lá, ela estudou música e melhorou as suas habilidades de composição ao escrever dissertações e artigos analíticos, focando em assuntos como arte, religião, questões sociais e políticas.

     

    Em 2005, assinou um contrato com a gravadora Def Jam Recordings, mas saiu dela depois de três meses. Ser dispensado pela gravadora levou a cantora a se apresentar sozinha em clubes e locais no Lower East Side de Nova York. Lá, ela colaborou com várias bandas de rock.

     

    O produtor musical Rob Fusari, que ajudou-a a compor umas de suas primeiras canções, comparou as suas habilidades vocais às de Freddie Mercury. Fusari a ajudou a criar o apelido Gaga, a partir da canção "Radio Ga Ga" da banda Queen. Germanotta estava no processo de criar um nome artístico, quando recebeu uma mensagem de texto de Fusari em que lia-se "Lady Gaga". Ele explicou:

     

    “Todo dia, quando Stef vinha ao estúdio, ao invés de dizer "olá", eu começava a

    cantar "Radio Ga Ga". Esta era a sua canção de entrada. Lady Gaga foi na verdade um pequeno erro; eu digitei "Radio Ga Ga" em um texto e ele fez uma autocorreção, então, de alguma maneira "Radio" mudou para "Lady". Ela me respondeu: "É isto". Depois daquele dia, era Lady Gaga. Ela disse: "Nunca mais me chame de Stefani".

     

    Em 2007, aos 20 anos, Gaga começou a trabalhar na Interscope Records como compositora de outros artistas na gravadora, incluindo Britney Spears, New Kids on the Block e The Pussycat Dolls.

     

    Em 2008, Gaga mudou-se para Los Angeles, trabalhando perto de sua gravadora para finalizar o seu álbum de estreia, The Fame. O disco atingiu a primeira posição na Áustria, Reino Unido, Canadá e Irlanda. Mundialmente, The Fame vendeu por volta de 12 milhões de cópias. A sua primeira canção lançada como single, "Just Dance", ficou no topo das paradas, recebendo mais tarde uma indicação aos Grammy Awards na categoria de Melhor Gravação Dance. O single seguinte, "Poker Face", foi um sucesso ainda maior, atingindo o número um na maioria de todos os mercados musicais no mundo, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos. A faixa ganhou um prêmio para Melhor Gravação Dance nos 52° Grammy Awards, além de indicações para Canção do Ano e Gravação do Ano.

     

    Em seguida, lançou The Fame Monster, um extended play de oito canções que retratavam o lado sombrio da fama, feito por ela enquanto viajava pelo mundo e são expressas através de uma metáfora de monstros. A canção "Bad Romance" foi lançada como o primeiro single do EP e atingiu o topo de paradas de dezoito países e "Speechless" foi apresentada no evento Royal Variety Performance em 2009, onde Gaga conheceu e cantou para a Rainha Isabel II.

     

    Em 2011, a intérprete venceu três Grammy Awards: "Melhor Performance Vocal Feminina Pop" e "Melhor Vídeo Musical de Curta Duração" por "Bad Romance", e "Melhor Álbum Pop" por The Fame Monster. Born This Way foi lançado em maio do mesmo ano. Descrito como um casamento de música electrónica com metal, rock and roll, pop e melodias com estilos de hino com batidas de dança.

     

    Na sua primeira semana de comercialização nos Estados Unidos, o material vendeu um número aproximado de 1 milhão e 108 mil exemplares, o que resultou na sua estreia na primeira posição da tabela musical Billboard 200,[130] além de ter liderado as tabelas em mais de vinte países diferentes. O disco vendeu mais de 8 milhões de unidades no mundo e recebeu três nomeações aos Grammy Awards, incluindo a sua terceira na categoria "Álbum do Ano".

     

    O disco Artpop foi lançado em novembro de 2013 através de lojas físicas e downloads digitais, bem como através de um aplicativo desenvolvido pela Haus of Gaga. Apesar de críticas mistas, estreou no topo da tabela de álbuns dos Estados Unidos, e vendeu 2.5 milhões de cópias até Julho de 2014. O álbum rendeu singles como "Applause" e "Do What U Want" com o cantor de R&B R. Kelly.

     

    Em 2014, Gaga lançou um álbum de duetos de jazz com o cantor Tony Bennett, intitulado Cheek to Cheek , que mais tarde ganhou um Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional.

     

    Gaga continuou a mostrar sua versatilidade e força como vocalista na cerimônia de premiação da Academy Awards em fevereiro de 2015, homenageando o 50º aniversário do  The Sound of Music e a atriz / cantora Julie Andrews , fazendo seleções do musical. Mais tarde naquele ano, ela também mostrou seus dons como atriz ao co-estrelar em American Horror Story: Hotel , ganhando um Globo de Ouro por sua interpretação da Condessa. Na cerimônia, uma Gaga visivelmente atordoada e emocional reconheceu que a atuação foi seu primeiro sonho antes de abraçar a música, e agradeceu a seus companheiros de elenco e ao produtor Ryan Murphy pelo apoio.

     

    Em 2016, Lady Gaga cantou o hino nacional no Super Bowl 50, e retornou no ano seguinte para fazer o show do intervalo do evento.

     

    Seu quinto álbum, Joanne, foi lançado em outubro de 2016. "The Cure" conseguiu a 39ª posição da Billboard Hot 100, além da 19ª no UK Singles Chart. Neste mesmo ano, deu início às com Bradley Cooper para o remake do filme de 1937, Nasce Uma Estrela.

     

    Ela estrelou e criou novas músicas para o filme, lançado em outubro de 2018. Além disso, também assinou um contrato de residência de dois anos para se apresentar no MGM Park Theater em Las Vegas.

    Escrito por Redação

    1. Home
    2. noticias
    3. lady gaga e a artista da …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.