Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Latam Airlines faz pedido de recuperação judicial, não inclui Brasil

Placeholder - loading - 19/05/2020 REUTERS/Amanda Perobelli/
19/05/2020 REUTERS/Amanda Perobelli/

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Latam Airlines anunciou nesta terça-feira que entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, tornando-se o maior grupo de aviação a buscar uma reorganização de emergência como consequência dos impactos da pandemia de coronavírus.

A companhia e afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos solicitaram 'proteção voluntária pelo processo de reorganização financeira previsto no Capítulo 11 da lei dos EUA', afirmou a empresa, fundada anos atrás pela união da brasileira TAM com a chilena LAN. As operações do grupo no Brasil, Argentina e Paraguai não estão incluídas no pedido.

'Implementamos uma série de medidas difíceis para mitigar o impacto dessa disrupção sem precedentes no setor, mas, no fim das contas, esse caminho é a melhor opção para estabelecemos as bases certas para o futuro do nosso grupo de companhias aéreas', disse o presidente-executivo da Latam, Roberto Alvo, em comunicado à imprensa.

A companhia aérea afirmou que as famílias acionistas Cueto, da LAN, e Amaro, da TAM, junto com a Qatar Airways acertaram um acordo para um financiamento de até 900 milhões de dólares para o grupo latino-americano e que está aberta a outros acionistas interessados em participar em financiamento adicional, 'na extensão permitida por lei'. A empresa informou que conta atualmente com cerca de 1,3 bilhão de dólares em recursos disponíveis.

O pedido de Chapter 11 da Latam ocorrem em meio a negociações que já duram mais de um mês entre a empresa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em torno de um financiamento de até 2 bilhões de reais, o que poderia apoiar a subsidiária brasileira, a maior do grupo, durante os efeitos econômicos a epidemia.

'A Latam e suas afiliadas também estão em discussões com seus respectivos governos no Chile, Brasil, Colômbia e Peru para apoio na obtenção de financiamento adicional', afirmou a empresa no comunicado.

A companhia afirmou que a equipe de gestão seguirá a mesma durante o processo de recuperação e que continuará operando sem nenhum impacto nas operações de passageiros ou de cargas, reservas, vouchers ou pontos de programa de milhagens.

A Latam tem 7,6 bilhões de dólares em dívidas,incluindo 460 milhões em empréstimos vinculados à subsidiária no Brasil. Na sexta-feira, a empresa teve nota de crédito reduzida pelas agências de classificação S&P e Fitch depois que informou que não pagou juros e principal de três tranches de uma dívida de 1 bilhão de dólares relacionada ao financiamento de compras de novas aeronaves.

(Com reportagem adicional de Rama Venkat, Jamie Freed e Marcelo Rochabrun)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. latam airlines faz pedido de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.