Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lava Jato cumpre mandados de busca em Lisboa contra operador financeiro

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Lava Jato cumpre mandados de busca em Lisboa contra operador financeiro"

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - A Polícia Federal e o Ministério Público Federal, em parceria com autoridades de Portugal, cumpriram nesta terça-feira cinco mandados de busca e apreensão em endereços de Lisboa ligados a um operador financeiro suspeito de viabilizar o pagamento de propina de ao menos 11,5 milhões de dólares no exterior em decorrência de contrato firmado pela Petrobras com a Odebrecht, informaram a PF e o MPF.

Os mandados foram cumpridos contra o operador financeiro Mário Ildeu de Miranda, que já havia sido alvo de uma etapa anterior da Lava Jato deflagrada em maio na qual havia mandados de prisão e de busca e apreensão no Brasil ligados a ele.

De acordo com as investigações, Miranda teve participação decisiva para que recursos na ordem de pelo menos 11,5 milhões de dólares chegassem a contas secretas mantidas no exterior por funcionários da Petrobras.

O valor representa parte de uma propina total superior a 56,5 milho?es de dólares relacionada a um contrato de mais de 825 milhões de dólares firmado em 2010 pela Petrobras com a Odebrecht, segundo as autoridades.

Apesar do mandando de prisão expedido contra Miranda em maio, a PF não conseguiu prendê-lo à época porque o suspeito havia deixado o país com destino a Portugal. Posteriormente, o operador se apresentou às autoridades brasileiras, mas a PF e o MPF solicitaram à Justiça a realização de buscas em Portugal para procurar malas e dispositivos pessoais que ele teria levado ao exterior.

'As buscas nos endereços de Mario Ildeu de Miranda, realizadas nesta data em Lisboa, têm por objetivo apreender os documentos e dispositivos eletrônicos que possam estar escondidos naquele país, além de identificar provas de outros crimes, ainda não denunciados, para a continuidade das investigações', disse o MPF em comunicado.

Miranda pagou fiança de 10 milhões de reais e responde ao processo em liberdade. Não foi possível localizar de imediato representantes do investigado.

As medidas cumpridas em Portugal nesta quinta-feira correspondem à segunda fase internacional da Lava Jato. A primeira fase realizada no exterior, também em Lisboa, ocorreu em 21 de março de 2016, e teve como alvo outro operador financeiro do esquema de corrupção.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lava jato cumpre mandados de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.