Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lei pode se tornar abuso que deseja reprimir, critica Dodge

Placeholder - loading - Procuradora-geral da República, Raquel Dodge 17/06/2019 REUTERS/Adriano Machado
Procuradora-geral da República, Raquel Dodge 17/06/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, criticou nesta segunda-feira o projeto de lei de abuso de autoridade, aprovado na semana passada pelo Congresso, ao destacar que é preciso observar se a própria norma é um 'abuso que deseja reprimir' e citou o fato que ela pode ser futuramente questionada no Supremo Tribunal Federal.

'É preciso considerar se esta lei... tem a dose certa de normatividade ou se, ao errar na dose, faz como um remédio que se torna um veneno e mata o paciente', disse.

'A boa lei fortalece as instituições, de cuja fortaleza depende a democracia, o seu sistema de freios e contrapesos e a proteção dos bens jurídicos que a Constituição garante. É preciso atentar para o fato de que a própria lei pode se tornar um abuso que deseja reprimir', completou, em evento em Curitiba durante a abertura do 1º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário.

A proposta tem sido alvo de críticas de entidades que fazem parte do sistema Judiciário e no momento está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro para decidir se sanciona ou veta, total ou parcialmente. O próprio Ministério da Justiça, em nota técnica, já se manifestou contrariamente a pontos da proposta.

Nesta segunda, o próprio ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, ressaltou que na análise do projeto, 'estamos atentos a óbices que eventualmente sejam colocados no trabalho da atividade policial'.

Raquel Dodge --que deixa o cargo no dia 17 de setembro-- disse que o ordenamento jurídico brasileiro prevê modos de se conter abusos. Exemplificou que os Ministérios Públicos são capazes de fazer o controle sobre as polícias e o Judiciário, sobre os MPs e que há ainda os conselhos de controle externo --CNJ e CNMP-- que fazem os controle sobre o Ministério Público e a magistratura.

A procuradora-geral citou ainda que a decisão do Congresso de aprovar a proposta poderá ser revista pelo presidente, no momento da análise da sanção ou veto, ou em eventual questionamento perante o Supremo Tribunal Federal --o que ela chamou juridicamente de 'controle concentrado'.

'Vivemos um momento em que é preciso coragem. Porque na democracia, também o Parlamento se submete ao processo de apreciação de seus atos pelos demais Poderes, sendo possível tanto o exercício do veto presidencial, quanto o controle concentrado pelo Supremo', disse.

'Fundamental é que Ministérios Públicos e o Judiciário sejam capazes de agir quando devem, mas também tenham a coragem de autocontenção, não cedendo ao clamor fácil das ruas virtuais', completou.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lei pode se tornar abuso que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.