Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Leste de Cuba tem protesto em meio a apagões e escassez de alimentos

Placeholder - loading - Mulher com celular no centro de Havana  17/3/2024    REUTERS/Alexandre Meneghini
Mulher com celular no centro de Havana 17/3/2024 REUTERS/Alexandre Meneghini

Publicada em  

Por Dave Sherwood

HAVANA (Reuters) - Centenas de pessoas na segunda maior cidade de Cuba, Santiago, participaram de um raro protesto público no domingo, de acordo com relatos oficiais e na mídia social, o que levou o presidente cubano Miguel Díaz-Canel a pedir diálogo em uma 'atmosfera de tranquilidade e paz'.

Os manifestantes em Santiago saíram às ruas com gritos de 'energia e comida', de acordo com vídeos postados nas mídias sociais, com apagões em alguns lugares se estendendo por 18 horas ou mais por dia, colocando em risco os alimentos congelados e aumentando as tensões na ilha.

Cuba entrou em uma crise econômica quase sem precedentes desde a pandemia da Covid-19, com uma grande escassez de alimentos, combustível e medicamentos, o que provocou um êxodo recorde de mais de 400.000 pessoas que migraram para os Estados Unidos.

Díaz-Canel confirmou o protesto em Santiago na plataforma de mídia social X, logo após o término da manifestação.

'Várias pessoas expressaram sua insatisfação com a situação do serviço elétrico e da distribuição de alimentos', disse Díaz-Canel. 'A disposição das autoridades do Partido, do Estado e do Governo é atender às reclamações do nosso povo, ouvir, dialogar, explicar os diversos esforços que estão sendo realizados para melhorar a situação, sempre em uma atmosfera de tranquilidade e paz.'

Díaz-Canel também afirmou que 'terroristas' dos Estados Unidos estavam tentando fomentar novas revoltas.

'Esse contexto será aproveitado pelos inimigos da Revolução para fins de desestabilização', disse Díaz-Canel no X.

A polícia chegou a Santiago para 'controlar a situação' e 'evitar a violência', de acordo com um relato publicado na mídia social pela estatal CubaDebate.

Não ficou imediatamente claro se alguém havia sido preso durante o protesto.

Beatriz Johnson, uma autoridade do Partido Comunista de Santiago, disse que os manifestantes na cidade do leste cubano foram 'respeitosos' e ouviram 'atentamente' as explicações do governo sobre a escassez de alimentos e eletricidade.

Vídeos nas mídias sociais sugerem que a manifestação foi pacífica.

A capital cubana, Havana, e locais periféricos pesquisados pela Reuters pareciam calmos no final da noite de domingo. A Reuters não pôde confirmar imediatamente a veracidade de vídeos nas mídias sociais de supostos protestos em outras cidades cubanas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. leste de cuba tem protesto em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.