Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Li Qiang se torna primeiro-ministro da China, com a missão de reviver a economia

Placeholder - loading - Recém-eleito primeiro-ministro chinês, Li Qiang, toma posse após sessão plenária do Congresso Nacional do Povo, no Grande Salão do Povo, em Pequim, China 11/03/2023 GREG BAKER/Pool vía REUTERS
Recém-eleito primeiro-ministro chinês, Li Qiang, toma posse após sessão plenária do Congresso Nacional do Povo, no Grande Salão do Povo, em Pequim, China 11/03/2023 GREG BAKER/Pool vía REUTERS

Publicada em  

Por Laurie Chen e Tony Munroe

PEQUIM (Reuters) - Li Qiang, ex-chefe do Partido Comunista de Xangai, assumiu o cargo de primeiro-ministro da China neste sábado, o segundo posto mais importante do país, com a responsabilidade de colocar a economia de volta aos trilhos após três anos de restrições contra a Covid-19.

Considerado amplamente como um político pragmático e favorável ao ambiente de negócios, Li, 63, tem a difícil tarefa de ajudar na recuperação econômica desigual da China, diante de ventos globais contrários e baixa confiança dos consumidores e do setor privado.

Li, um aliado próximo do presidente Xi Jinping, chega ao cargo em um momento em que crescem em várias frentes as tensões com o Ocidente, incluindo medidas dos Estados Unidos para bloquear o acesso da China à tecnologia. Além disso, empresas globais diversificam cadeias de fornecimento para proteger sua exposição ao país asiático devido aos riscos políticos e às restrições da Covid.

Ele substitui Li Keqiang, que está se aposentando após dois mandatos de cinco anos, durante os quais o seu papel foi sendo pouco a pouco reduzido, à medida que Xi reforçava seu poder e conduzia a segunda maior economia do mundo a uma direção mais estatista.

Li Qiang é o primeiro premiê desde a fundação da República Popular que nunca havia servido anteriormente no governo central, o que significa que ele pode ter que passar por uma curva de aprendizado nos primeiros meses, disseram analistas.

Ainda assim, os laços próximos de Li com Xi --Li foi chefe de gabinete de Xi entre 2004 e 2007, quando o segundo foi secretário provincial do partido em Zhejiang-- lhe dará poder, afirmaram observadores.

'Minha leitura da situação é que Li Qiang terá muito mais margem de manobra e autoridade dentro do sistema', disse Troy McArver, co-fundador da consultoria Trivium China.

(Reportagem de Laurie Chen e Tony Munroe)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. li qiang se torna primeiro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.