Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líder conservador espanhol Feijóo fracassa em 1ª tentativa de se tornar primeiro-ministro

Placeholder - loading - Alberto Núñez Feijóo no Parlamento em Madri  27/9/2023    REUTERS/Susana Vera
Alberto Núñez Feijóo no Parlamento em Madri 27/9/2023 REUTERS/Susana Vera

Publicada em  

MADRI (Reuters) - O líder conservador espanhol Alberto Núñez Feijóo não conseguiu nesta quarta-feira obter votos suficientes na câmara baixa para se tornar primeiro-ministro.

Feijóo, cujo Partido Popular conquistou o maior número de cadeiras em uma eleição inconclusiva em julho, não conseguiu convencer parlamentares suficientes de outros partidos a apoiá-lo para conquistar a maioria absoluta.

Feijóo recebeu 172 votos a favor, 178 contra e não houve abstenção. A lei espanhola permite que Feijóo faça uma segunda tentativa na sexta-feira, quando uma maioria simples seria suficiente para que ele fosse eleito primeiro-ministro.

Embora Feijóo tenha recebido a primeira oportunidade de formar um governo, é o primeiro-ministro interino Pedro Sánchez que tem uma chance mais realista - embora difícil - de persuadir os parlamentares a apoiá-lo em outro mandato.

Feijóo disse aos repórteres após a votação: 'Está claro que fizemos tudo o que podíamos e que a Espanha pode ficar tranquila, pois continuaremos a trabalhar por ela'.

Caso Feijóo fracasse na sexta-feira, Sánchez precisará negociar com os partidos catalães pró-independência, que estão exigindo uma anistia controversa e impopular para líderes e ativistas envolvidos na tentativa de 2017 de separar a região da Espanha como condição para seu apoio.

Sánchez teria dois meses para negociar um acordo antes de novas eleições serem convocadas, caso ele também fracasse.

(Reportagem de Inti Landauro, Belen Carreno e Emma Pinedo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lider conservador espanhol …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.