Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líder da Coreia do Norte Kim convida Putin para visitar Pyongyang

Placeholder - loading - Kim Jong Un e Vladimir Putin se reúnem na Rússia  13/9/2023   KCNA via REUTERS
Kim Jong Un e Vladimir Putin se reúnem na Rússia 13/9/2023 KCNA via REUTERS

Publicada em  

Por Hyonhee Shin e Guy Faulconbridge

SEUL/MOSCOU (Reuters) - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, convidou o presidente russo, Vladimir Putin, para visitar Pyongyang, alimentando preocupações dos Estados Unidos de que um eixo Moscou-Pyongyang poderia revigorar as Forças Armadas da Rússia na Ucrânia e fornecer a Kim tecnologia sensível de mísseis.

Putin aceitou o convite, feito durante uma cúpula dos dois líderes, informou a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA. Não houve confirmação imediata por parte do Kremlin. Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, Putin raramente viaja para o exterior.

Chamando um ao outro de 'camarada', os dois líderes brindaram sua amizade na quarta-feira com vinho russo depois que Putin, de 70 anos, mostrou a Kim, de 39, a instalação de lançamento espacial mais moderna da Rússia e eles mantiveram conversas ao lado de seus ministros da Defesa.

'No final da recepção, Kim Jong Un convidou Putin a visitar a RPDC em um momento conveniente', disse a KCNA, referindo-se à República Popular Democrática da Coreia, o nome formal da Coreia do Norte.

'Putin aceitou o convite com prazer e reafirmou sua vontade de invariavelmente levar adiante a história e a tradição da amizade entre a Rússia e a RPDC', acrescentou a KCNA.

Para os Estados Unidos e seus aliados, a amizade crescente entre Kim e Putin é uma preocupação. Washington acusou a Coreia do Norte de fornecer armas para a Rússia, mas não está claro se alguma entrega foi feita.

Tanto a Rússia quanto a Coreia do Norte negaram essas alegações, mas prometeram aprofundar a cooperação em defesa. Durante uma visita à Coreia do Norte em julho, foram mostrados ao ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, mísseis balísticos proibidos.

Kim visitaria nesta quinta-feira as fábricas de aviação militar e civil na cidade russa de Komsomolsk-on-Amur e inspecionaria a frota russa do Pacífico em Vladivostok, afirmou Putin.

O Conselho de Segurança Nacional (NSC) da Coreia do Sul disse na quinta-feira que a Coreia do Norte e a Rússia 'pagarão um preço' se violarem as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Em meio a batalhas de artilharia na Ucrânia, a Rússia aumentou sua produção de projéteis, mas uma linha de suprimentos norte-coreana poderia ser útil.

Acredita-se que a Coreia do Norte tenha um grande estoque de projéteis de artilharia e foguetes compatíveis com as armas da era soviética, além de um histórico de produção dessas munições.

Perguntado se a Rússia poderia simplesmente remover as sanções contra a Coreia do Norte, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia continua sendo um membro responsável do Conselho de Segurança da ONU.

Mas Peskov acrescentou que Moscou desenvolveria suas relações com a Coreia do Norte de acordo com seus próprios interesses.

O Departamento de Estado dos EUA disse que o governo Biden 'não hesitará' em impor sanções adicionais à Rússia e à Coreia do Norte se elas fecharem novos acordos de armas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lider da coreia do norte kim …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.