Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Líder republicano no Senado dos EUA diz que Trump 'provocou” tumulto no Capitólio

Líder republicano no Senado dos EUA diz que Trump 'provocou” tumulto no Capitólio

Reuters

19/01/2021

Placeholder - loading - 03/01/2021 Kevin Dietsch/Pool via REUTERS
03/01/2021 Kevin Dietsch/Pool via REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - O líder da maioria no Senado dos EUA, o republicano Mitch McConnell, acusou na terça-feira o presidente Donald Trump de provocar os distúrbios de 6 de janeiro no Capitólio.

'A multidão foi alimentada com mentiras. Eles foram provocados pelo presidente e outras pessoas poderosas', disse McConnell em um discurso no plenário do Senado.

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou na quarta-feira passada o impeachment de Trump pela segunda vez. O Senado ainda não agendou um julgamento para determinar a culpa ou a inocência de Trump.

McConnell afirmou na semana passada que ouviria os argumentos apresentados durante o julgamento no Senado antes de decidir como votar sobre o impeachment de Trump por incitar uma insurreição que resultou no ataque ao Capitólio.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, que deve se tornar o líder da maioria na Casa nos próximos dias, disse em um discurso no Senado que Trump 'é uma ameaça à nossa ordem constitucional, esteja ele no cargo ou fora dele'.

O mandato de Trump como presidente termina na quarta-feira, quando o democrata Joe Biden toma posse.

Schumer acrescentou que, se Trump for condenado, o Senado votará para impedi-lo de concorrer novamente à Presidência.

Apoiadores de Trump invadiram o Capitólio em 6 de janeiro, o que atrasou a certificação da vitória eleitoral de Biden por várias horas, forçou os parlamentares a buscarem segurança e resultou na morte de cinco pessoas, incluindo um policial do Capitólio.

(Reportagem de Richard Cowan)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.