Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líderes da UE chegam à Ucrânia para dar garantias a Zelenskiy sobre adesão

Placeholder - loading - Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visita a Ucrânia 08/04/2022 REUTERS/Janis Laizans
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visita a Ucrânia 08/04/2022 REUTERS/Janis Laizans

Publicada em  

Por Janis Laizans

KIEV (Reuters) - A chefe da Comissão Europeia e o principal diplomata da UE chegaram a Kiev, nesta sexta-feira, para oferecer ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, apoio e garantias sobre sua candidatura de adesão à UE, em uma capital que gradualmente se recupera depois que a Rússia retirou suas forças.

Em viagem de trem de Bruxelas a Kiev, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse a repórteres que a mensagem mais importante que ela estava levando para Zelenskiy era que 'haverá o caminho da UE' para a Ucrânia.

'Geralmente leva anos até que o conselho da UE aceite o pedido de adesão, mas a Ucrânia fez isso em uma ou duas semanas e peço para avançar o mais rápido possível', disse.

'Nosso objetivo é apresentar a candidatura da Ucrânia ao conselho neste verão (junho a setembro no hemisfério norte).'

Seis semanas após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a presidente da Comissão Europeia prometeu seu apoio a Kiev para 'sair da guerra como um país democrático', algo que, segundo ela, a União Europeia e outros doadores ajudariam.

Foi uma mensagem repetida por Josep Borrell, diplomata-chefe da UE, que também disse a repórteres que a visita era um sinal de que 'a Ucrânia está no controle de seu território' e que o governo ainda está no comando.

'A Ucrânia não é um país dominado. Ainda há um governo (que) recebe pessoas de fora e você pode viajar para Kiev', afirmou Borrell, acrescentando esperar que a UE ofereça mais 500 milhões de euros a Kiev nos próximos dias.

Ele também disse que a viagem permitirá que o bloco descreva as medidas que a UE tomou para 'isolar a Rússia' por sua invasão da Ucrânia, uma guerra que Moscou descreve como uma 'operação especial' para 'desnazificar' o país vizinho.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lideres da ue chegam a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.