Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lira critica compliance da Petrobras e defende rediscussão da Lei das Estatais

Placeholder - loading - 02/02/2022 REUTERS/Adriano Machado
02/02/2022 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira que as regras de compliance da Petrobras inviabilizam indicações de nomes do setor para cargos de direção da empresa e, ao mesmo tempo, defendeu que a Lei das Estatais seja rediscutida para sanar o que vê como um problema.

O deputado argumentou que as atuais regras, ao impedirem a indicação de pessoas familiarizadas com o setor de óleo e gás --caso de Adriano Pires, apontado pelo governo para a presidência da empresa--, permitem que a Petrobras fique a mercê de corporações que ignoram seu papel como instituição estatal.

'O compliance que existe na Lei das Estatais, e principalmente na questão da Petrobras, inviabiliza qualquer pessoa do ramo a atuar como presidente da Petrobras e agir com sabedoria e com firmeza na gestão desse processo', disse Lira a jornalistas.

'O compliance montado pelas corporações da Petrobras não vai permitir nunca que ela trabalhe em prol do povo brasileiro e nem que tenha ninguém competente para seguir nela no sentido da competência de entender sobre o assunto', acrescentou.

Ao negar ter relacionamento próximo de Adriano Pires, o presidente da Câmara comentou que 'quando a gente tem a oportunidade de ter pessoas que entendem, elas são crucificadas porque prestaram assessorias para essa ou aquela empresa na sua atividade pessoal e privada; é um absurdo'.

'O compliance, como coloca hoje, você fica sujeito a qualquer conflito de interesses e a gente precisa deixar de ter essa demagogia pura no Brasil', afirmou o presidente da Câmara.

Pires desistiu da indicação após ser levantada a possibilidade de conflito de interesses. Em carta divulgada na segunda-feira pelo Ministério de Minas e Energia, Pires disse que chegou a iniciar procedimentos para se desligar do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), onde é sócio-fundador e presta consultoria para empresas do setor de óleo e gás, mas percebeu que não poderia fazê-lo em tão pouco tempo.

Nesta terça, Lira explicou que não elaborou como deveria se dar a rediscussão da Lei das Estatais, e acrescentou que fez menção rápida a sua posição em reunião com lideranças de bancada, sem entrar em detalhes.

'Eu acho que o Brasil precisa discutir as coisas com mais seriedade, com menos versão, com mais amplitude. É muito complicado o sistema da Lei das Estatais que a gente votou. Eu acho que o Congresso precisa se debruçar sobre isso. A Petrobras, além de ser uma SA, ela não pode desconhecer que ela e uma empresa majoritariamente estatal, ela é do governo, é o acionista majoritário. O governo não pode ser responsabilizado por tudo o que ela faça de errado sem explicações', defendeu o deputado.

'A partir daí eu acho que há a necessidade sim, clara, de o Congresso se debater para ver a possibilidade de mudar alguns tópicos da Lei das Estatais, inclusive tratando claramente da privatização dessa empresa.'

O parlamentar voltou a cobrar que a empresa cumpra seu papel social, afirmando que a estatal 'não dá satisfação a ninguém' e 'não produz riqueza'.

A estatal recolheu em 2021 o total de 202,9 bilhões de reais em tributos e participações governamentais, ante 128,7 bilhões de reais em 2020, enquanto os dividendos anunciados referentes ao ano passado superaram 101 bilhões de reais.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lira critica compliance da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.