Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lira turca se recupera após bater nova mínima recorde frente ao dólar

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Lira turca se recupera após bater nova mínima recorde frente ao dólar"

Publicada em  

Atualizada em  

ISTAMBUL (Reuters) - A lira turca se recuperava da baixa recorde de 7,24 por dólar nesta segunda-feira, depois que o banco central prometeu fornecer liquidez e reduzir as exigências de reservas para os bancos turcos, mas seu colapso continuou abalando os mercados globais.

O banco central, que surpreendeu os mercados no mês passado ao deixar a taxa de juros inalterada apesar da inflação de dois dígitos e da queda da lira, anunciou as movimentações de liquidez e reservas depois que o ministro das Finanças, Berat Albayrak, disse que as autoridades começariam implementar um plano de ação na segunda-feira.

A lira, que bateu a mínima recorde de 7,24 contra o dólar nas negociações asiáticas, reduzia as perdas depois dos comentários de Albayrak e do anúncio do banco central, chegando brevemente para 6,4. Às 7:15 (horário de Brasília), a divisa era negociada a 6,8790 por dólar.

A moeda turca perdeu mais de 40 por cento em relação ao dólar neste ano, em grande parte devido às preocupações com a influência do presidente Tayyip Erdogan sobre a economia, suas repetidas solicitações por taxas de juros mais baixas e o agravamento dos laços com os Estados Unidos.

Na sexta-feira, a lira despencou 18 por cento, atingindo ações dos EUA e da Europa, enquanto os investidores se assustavam com a exposição dos bancos à Turquia.

O recente colapso da lira na noite de domingo atingiu as ações asiáticas, enfraqueceu o rand sul-africano e impulsionou a demanda nos mercados globais por moedas seguras, incluindo dólar, franco suíço e iene. As ações dos principais bancos da Europa também perderam terreno.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lira turca se recupera apos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.