Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula anuncia compromisso de fazer campanha mundial contra desigualdade

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião ministerial em Brasília 10/04/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião ministerial em Brasília 10/04/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que está assumindo um compromisso de tentar fazer uma campanha mundial contra a desigualdade e que é necessário 'criar uma consciência' de que o planeta tem os recursos e tecnologia para combater a pobreza global.

'Agora estou assumindo o compromisso de tentar fazer uma campanha mundial contra a desigualdade', disse Lula em discurso durante visita a Angola, onde recebeu uma condecoração do presidente angolano, João Lourenço.

Lula ainda afirmou que, em sua campanha, pretende 'criar indignação' nas pessoas sobre a desigualdade no planeta e que lamenta o fato de que a concentração da riqueza global tem aumentando 'a cada dia que passa'.

'Por mais que a gente lute, a concentração de riqueza vem aumentando... Eu espero que possa conseguir o intento de convencer a humanidade a se indignar contra a desigualdade', disse.

O presidente disse que a batalha contra a desigualdade será vencida apenas quando for colocada como prioridade 'na nossa vida, em cada discurso e em cada ação nossa'.

Lula chegou a Angola na noite de quinta-feira, após passar a semana em Johanesburgo, na África do Sul, para um encontro de cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O grupo discutiu sua expansão, confirmando o convite para seis países se juntarem -- Argentina, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes e Irã -, e a necessidade de 'organizar' os países do 'sul global'.

No domingo, Lula estará em São Tomé e Príncipe, um outro país lusófono e ex-colônia de Portugal como Angola, onde participará do encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A passagem de Lula pela África também faz parte dos esforços do presidente em retomar os laços estreitos com o continente, o que já havia sido foco da política exterior brasileira em seus dois mandatos anteriores.

Durante a cúpula do Brics, Lula já havia dito que acredita haver 'muito espaço' para a ampliação das relações comerciais com a África e destacou as 'vastas oportunidades' de investimento no continente.

(Por Fernando Cardoso, em São PauloEdição de Pedro FOnseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lula anuncia compromisso de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.