Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dino vai ao STF por suspensão de porte de armas no DF antes da posse de Lula

Placeholder - loading - 13/12/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino
13/12/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Flavia Marreiro

(Reuters) - O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou a ida ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão do porte de armas no Distrito Federal pelos próximos dias como reforço de segurança para a posse de Luiz Inácio Inácio Lula da Silva, que acontece no domingo.

'Vamos requerer ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do inquérito dos atos antidemocráticos (no Supremo), que ele suspenda o porte de armas de fogo no Distrito Federal entre amanhã (quarta) até o dia 2 ou 3 de janeiro', disse Dino em conversa com jornalistas nesta terça.

'O objetivo é que mesmo as pessoas que sejam detentoras de autorizações, de portes, por exemplo CACs, tenham essa suspensão por ordem judicial, para que fique configurado que qualquer porte neste período será considerado crime.'

Após uma campanha tensa e com episódios de violência, o tema de segurança na posse ganhou ainda mais relevância após a prisão no sábado de um homem apoiador do atual presidente Jair Bolsonaro que confessou ter participado de um plano para detonar uma bomba em Brasília --a polícia recolheu um artefato explosivo nas imediações do aeroporto.

O objetivo, segundo o depoimento do detido à polícia, era provocar o caos que motivasse uma intervenção das Forças Armadas que impedissem a volta de Lula ao poder. Com o suspeito foram apreendidas armas. Ele detinha um registro como CAC, a sigla para caçadores, atiradores e colecionadores de armas, um grupo que aumentou exponencialmente incentivado por medidas legais pró-armas do governo Bolsonaro.

Mais cedo, Dino havia dito a jornalistas que o presidente eleito vai decidir apenas no domingo se fará o tradicional desfile em carro aberto em Brasília ou se optará por um veículo fechado, blindado.

De acordo com o futuro ministro, a decisão final, que deverá ocorrer perto do meio-dia, levará em conta questões de segurança e climáticas --de acordo com a previsão do tempo, há possibilidade de chuva no domingo na capital federal, onde as cerimônias da posse começam à tarde.

'O roteiro da posse de Lula está mantido', afirmou Dino, que acrescentou que Lula terá à disposição 'um cardápio de opções' e destacou que todo efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal estará ativo no domingo.

Dino deu as declarações pela manhã em entrevista coletiva à imprensa em Brasília, ao lado do futuro ministro da Defesa, José Múcio, e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lula decidira so no domingo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.