Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula edita decreto que autoriza FAB a criar zona de identificação aérea em Território Yanomami

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva em Brasília 30/01/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva em Brasília 30/01/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nesta terça-feira decreto que autoriza a Força Aérea Brasileira a criar uma zona de identificação de defesa aérea sobre a Terra Yanomami, assim como determina que a Força Nacional de Segurança possa garantir a atuação de equipes de saúde na área indígena e que o Ministério da Defesa forneça a logística para atuação dos agentes da Polícia Federal e do Ibama.

O decreto de Lula determina que, ao criar a zona de identificação de defesa aérea, o comando da Aeronáutica adote 'medidas do controle do espaço aéreo contra todo os tipos de tráfego aéreo suspeito de ilícito' e que os agentes da PF e do Ibama realizem medidas como a interdição de aeronaves e equipamentos de apoio a atividades ilegais.

Na segunda-feira, Lula voltou a prometer acabar com o garimpo ilegal --que tem contaminado rios e provocado uma crise sanitária humanitária entre os indígenas yanomami-- e assegurou que seu governo adotará todas as medidas para cumprir essa promessa.

Em entrevista coletiva após receber o chanceler alemão, Olaf Scholz, Lula considerou 'desumana' a atual situação do povo yanomami e acrescentou que não haverá mais liberação por parte de órgãos governamentais para qualquer pesquisa mineral em área indígena.

O Ministério da Saúde declarou neste mês estado de emergência de saúde pública no Território Yanomami, a maior reserva indígena do país, após relatos de crianças morrendo de desnutrição e outras doenças levadas pelo garimpo ilegal de ouro, atividade que usa mercúrio, que por sua vez contamina os rios usados pelos indígenas.

Lula visitou recentemente a Casa de Saúde Indígena Yanomami, em Boa Vista, e prometeu que o governo vai 'civilizar' o tratamento aos povos indígenas, além de acabar com o garimpo ilegal.

O Território Yanomami é invadido por garimpeiros ilegais há décadas, mas as incursões se multiplicaram depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro assumiu o cargo, em 2019, prometendo permitir a mineração em terras indígenas anteriormente protegidas e se oferecendo para legalizar o garimpo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lula edita decreto que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.