Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Maioria da Câmara é contra 'retroagir' com independência do BC, diz Lira

Placeholder - loading - Presidente da Câmara, Arthur Lira  20/12/2022 REUTERS/Adriano Machado
Presidente da Câmara, Arthur Lira 20/12/2022 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

(Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira que, pelo que tem ouvido dos colegas deputados, há uma maioria na Casa contrária a mudanças nas regras de independência do Banco Central.

As declarações do presidente da Câmara ocorrem em meio às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao atual patamar da taxa básica de juros, de 13,75%, e questionamentos sobre os benefícios da autonomia formal do BC.

Lula considerou 'uma vergonha' as justificativas do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC para a manutenção do patamar, e referiu-se ao presidente da instituição monetária, Roberto Campos Neto, como 'esse cidadão'.

'Eu tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa que seria, com relação à independência do Banco Central, esse assunto não retroagirá. O Banco Central independente ele é uma marca mundial, o Brasil precisa se inserir nesse contexto', defendeu Lira em evento do setor agropecuário em Cascavel, no Paraná.

Eventual mudança na autonomia do BC precisaria passar pelo Congresso por meio de um projeto de lei complementar. O PSOL, que integra a base do governo, apresentou projeto com essa intenção, mas, até pelas declarações de Lira, tem poucas chances de caminhar na Câmara.

Na quarta-feira, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, enfatizou que não há qualquer intenção por parte do governo de mudar a atual lei da autonomia do Banco Central e negou que haja pressão sobre qualquer mandato da autoridade monetária.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. maioria da camara e contra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.