Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mais um estudo evidencia os malefícios do refrigerante

Versões diet e sucos também não ficaram imunes às críticas.

Placeholder - loading - Copo de refrigerante (Foto: Pixabay)
Copo de refrigerante (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Cortar bebidas açucaradas é uma das maneiras mais simples e eficientes de beneficiar sua saúde. Agora, um novo artigo mostra o impacto que essa mudança simples pode ter.

Durante um período de quatro anos, trocar apenas um refrigerante ou suco por uma opção sem açúcar - como água, café ou chá - todos os dias pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em até 10%, de acordo com um estudo publicado na revista Diabetes Care. Além disso, o aumento do consumo de bebidas açucaradas em mais de metade da dose por dia durante um período de quatro anos foi subsequentemente associado a um risco 16% maior de diabetes tipo 2.

O estudo utilizou dados alimentares fornecidos por quase 160 mil mulheres e quase 35.000 homens. Os participantes concluíram pesquisas dietéticas a cada quatro anos por até 26 anos e forneceram aos pesquisadores informações sobre sua saúde e estilo de vida, incluindo se haviam desenvolvido diabetes tipo 2. Os pesquisadores então monitoraram as mudanças no consumo de bebidas, peso e saúde geral.

Com o tempo, beber mais bebidas doces foi associado a uma maior chance de ganhar peso e desenvolver diabetes tipo 2. Nenhuma dessas descobertas é particularmente surpreendente, uma vez que bebidas como refrigerante são ricas em calorias e açúcar, o que pode levar ao ganho de peso, que é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença. Mas o estudo sugere que elas estão relacionadas ao risco de diabetes tipo 2, independentemente do ganho de peso. Alterações no peso corporal representaram apenas cerca de 28% da relação entre consumo de bebidas doces e risco do problema, de acordo com o artigo, que sugere que outros fatores estão em ação.

Uma teoria, escrevem os autores, é que essas bebidas podem levar ao acúmulo de gordura no fígado, o que pode interromper a atividade da insulina.

Descobertas sobre suco de frutas e bebidas adoçadas artificialmente, como refrigerante diet - que muitas vezes são vistas como opções mais saudáveis ??que refrigerantes - podem ser mais surpreendentes. Os pesquisadores notaram que beber até 100% de suco de fruta estava associado a um risco maior de diabetes e escreveram no jornal que ele deveria ser evitado tal qual o refrigerante, e passava longe de se assemelhar a fruta inteira, que é mais nutritiva, pois contém fibra.

Beber até meia dose extra de bebidas adoçadas artificialmente todos os dias também foi associado a um risco 18% maior de diabetes ao longo do tempo - ainda maior do que o risco associado a bebidas açucaradas. Além disso, a troca de uma bebida açucarada por uma bebida dietética não parece alterar substancialmente o risco do desenvolvimento da doença, de acordo com o estudo. Mas co-utor do estudo Jean-Philippe Drouin-Chartier, enfatiza que a associação entre bebidas adoçadas artificialmente e diabetes não significa necessariamente que as bebidas dietéticas são tão ruins quanto as açucaradas, já que algumas pessoas com problemas médicos existentes podem mudar para versões dietéticas para obter benefícios percebidos à saúde.

Como qualquer estudo observacional, o artigo não pôde provar causa e efeito - ele analisou apenas padrões relacionados à saúde e escolhas alimentares. Mas, dada a quantidade substancial de evidências sugerindo que bebidas açucaradas são prejudiciais à sua saúde, o artigo apenas reforça essa conclusão.

As informações são da revista norte-americana Time.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mais um estudo evidencia os …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.