alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Material revolucionário pode servir como substituto do plástico

    Estudiosos da Finlândia fizeram a descoberta recentemente

    Placeholder - loading - news single img
    Fibra da teia de aranha e celulose podem ser usadas para substituir o plástico. Crédito: iStock

    2537

    Publicada em  

    De acordo com a BBC da Espanha, pesquisadores da Finlândia desenvolveram um material natural biodegradável, composto por celulose e fibra de teia de aranha, que pode substituir o plástico.

    Os cientistas se inspiraram na natureza e mais usaram ingredientes biológicos para criar o item revolucionário.

    Na verdade, eles realizaram uma combinação única de materiais que superam os naturais e sintéticos existentes no mercado, em termos de resistência, firmeza e elasticidade.

    Técnicos e engenheiros da Universidade Aalto e o Centro de Pesquisa Técnica VTT, na Finlândia, juntaram fibras de celulose da madeira e a proteína que há na teia da aranha.

    Isso resultou em um material firme, elástico e resistente que poderia substituir o plástico em seus mais diversos usos. No futuro, deverá ser usado em várias áreas, como por exemplo, em produtos médicos, fibras cirúrgicas, indústria têxtil, pacotes.

    Segundo o professor Markus Linder, da Universidade Aalto, a natureza oferece excelentes matérias primas que estão facilmente disponíveis para o desenvolvimento de novos produtos.

    Além de ser uma alternativa amiga do meio ambiente, a invenção não causaria risco à saúde, como ocorre com os microplásticos.

    1. Home
    2. noticias
    3. material revolucionario pode …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.