Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Médico relata 'cena de pesadelo' em hospital do Maine que tratou vítimas de atentado a tiros

Placeholder - loading - Centro Médico Central Maine, onde vítimas do atentado a tiros foram atendidas 26/10/2023 REUTERS/Nicholas Pfosi
Centro Médico Central Maine, onde vítimas do atentado a tiros foram atendidas 26/10/2023 REUTERS/Nicholas Pfosi

Publicada em  

Por Gabriella Borter e Brad Brooks

LEWISTON, Maine (Reuters) - O doutor Richard King estava voltando do Centro Médico Central Maine para casa, na noite de quarta-feira, quando recebeu uma ligação urgente de um colega cirurgião, avisando que o hospital estava sendo inundado por feridos em um evento com múltiplas vítimas.

King, o diretor médico da área de trauma, imediatamente deu meia volta e acelerou pelas ruas de Lewiston com as luzes de emergência piscando, para descobrir o que mais tarde descreveu em uma entrevista como uma 'cena de pesadelo'. O pronto-socorro estava lotado de pacientes feridos e sangrando, vítimas do último atentado a tiros que atingiu uma cidade americana.

Em poucos minutos, King começou a trabalhar realizando uma cirurgia de “controle de danos” em uma vítima de tiro, para estancar o sangramento e salvar sua vida antes de entrar em uma sala de cirurgia diferente, para começar a trabalhar em outro caso.

“Foi uma situação de caos organizado”, disse King. 'Foi realmente muito surreal. Lemos sobre esses eventos com muita frequência e, depois, fazer parte de um...'

A equipe do Centro Médico Central Maine entrou na quarta-feira para um grupo cada vez maior de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos que trabalham em cidades como Colorado Springs, no Colorado, Highland Park, no Illinois, e El Paso, no Texas, que viram seus hospitais serem inundados por vítimas de atentados a tiros nos últimos anos.

King disse à Reuters por telefone, de dentro do hospital fortemente vigiado, que o centro médico de 250 leitos nunca viu nada parecido com as consequências do tiroteio em Lewiston, que deixou 18 mortos e mais de uma dúzia de feridos.

Lewiston, um antigo centro da indústria têxtil, é lar de apenas cerca de 38 mil pessoas, mas ainda é a segunda maior cidade do Maine, o Estado norte-americano classificado pelo FBI como o menos violento do país.

O número de mortos na quarta-feira ficou apenas ligeiramente abaixo da média de homicídios no Maine durante um ano inteiro.

Mas King disse que a equipe do centro médico passou por treinamento em eventos de vítimas em massa e que parecia que “todo o hospital” correu para as instalações para ajudar.

Oito vítimas dos tiros -- cinco que estão estáveis e três em estado crítico -- permaneceram no hospital nesta quinta-feira.

“Nós realmente fizemos o que normalmente faríamos, apenas na capacidade máxima e com o máximo esforço”, disse King. 'Foi inspirador ver como toda a nossa equipe respondeu, como todos se mostraram à altura.'

Embora haja um cirurgião de plantão fora do expediente, mais de 30 outros estavam no local poucos minutos após as primeiras ambulâncias chegarem ao hospital, disse King.

À medida em que uma vítima após a outra era levada às pressas para o pronto-socorro -- mais de uma dúzia de vítimas do atirador chegaram -- os médicos ficaram preocupados com a possibilidade do suprimento de sangue do centro médico não resistir. Isso forçou King e outros cirurgiões a fazerem tudo que foi possível para conter a perda de sangue entre os pacientes.

Após o tiroteio, King disse que a coisa mais difícil para ele e outros membros da equipe, alguns dos quais tinham familiares e entes queridos que foram mortos, é aceitar a perda de vidas e a tragédia que se abateu sobre Lewiston, especialmente porque a adrenalina do tratamento das vítimas passa.

(Reportagem de Gabriella Borter em Lewiston e Brad Brooks em Longmont, Colorado)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. medico relata cena de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.