Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Mercado eleva projeção para Selic a 14,0% este ano

Mercado eleva projeção para Selic a 14,0% este ano

Reuters

22/06/2026

Placeholder - loading - Prédio do Banco Central em Brasília 26 de dezembro de 2024 REUTERS/Ueslei Marcelino
Prédio do Banco Central em Brasília 26 de dezembro de 2024 REUTERS/Ueslei Marcelino

SÃO PAULO, 22 Jun (Reuters) - ​Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver ainda menos afrouxamento monetário este ano, com a taxa básica de juros Selic encerrando este ano a 14,0%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.

Na semana anterior a pesquisa apontava Selic a 13,75% este ano, antes de o ⁠BC ⁠cortar a taxa em ​0,25 ‌ponto percentual na quarta-feira passada, a 14,25% ao ano.

A autoridade monetária deixou os próximos passos em aberto ao argumentar que avalia ⁠trajetórias de juros 'alternativas' para atingir a meta ​de inflação em um horizonte um pouco mais ​distante, e analistas avaliarão a ‌ata desse ​encontro ⁠na terça em busca de mais pistas.

A projeção para os juros básicos em 2027, por sua vez, ​foi mantida em 12,0%.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou deterioração na expectativa para a inflação em ​2026 pela 15ª vez seguida, com a alta do IPCA agora calculada em 5,33%, de 5,30% antes.

Para 2027 a conta subiu a 4,15%, de 4,10%, e para 2028 foi a 3,70%, de 3,68%.

O centro da meta oficial para a inflação ​é de 3,00%, sempre com margem de tolerância ‌de 1,5 ponto percentual ⁠para mais ou menos.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento este ano melhorou ⁠em 0,02 ponto percentual, a ⁠1,98%, permanecendo em ⁠1,70% para ⁠o ​ano que vem.

(Por Camila Moreira; Edição de Eduardo Simões)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.