Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Milhares de colombianos protestam contra proposta de reforma tributária

Placeholder - loading - Manifestantes e policiais se enfrentam durante protestos em Bogotá 28/04/2021 REUTERS/Luisa Gonzalez
Manifestantes e policiais se enfrentam durante protestos em Bogotá 28/04/2021 REUTERS/Luisa Gonzalez

Publicada em  

Por Nelson Bocanegra

BOGOTÁ (Reuters) - Milhares de manifestantes responderam a uma convocação dos maiores sindicatos da Colômbia para irem às ruas de todo o país na quarta-feira e protestar contra uma proposta de reforma tributária polêmica.

Quarenta pessoas foram presas por suposto vandalismo, disse o governo, e 42 policiais foram feridos. Em grandes cidades, a polícia usou gás lacrimogêneo em distúrbios isolados.

Em Bogotá, 31 policias e civis ficaram feridos, informou a prefeitura. A cidade de Cali acionou o Exército e adotou um toque de recolher a partir das 13h depois que vários ônibus foram incendiados.

Líderes sindicais pediram que as marchas continuassem nesta quinta-feira, e anunciaram mais um protesto no dia 19 de maio.

'Estamos pedindo ao presidente (Iván) Duque que descarte a reforma tributária', disse Francisco Maltes, presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT) durante uma coletiva de imprensa.

A reforma tributária proposta pelo governo Duque aumentaria impostos de indivíduos e empresas e eliminaria muitas isenções, e originalmente almejava arrecadar cerca de 6 bilhões de dólares, o equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

O governo também sugeriu aumentar os itens sujeitos ao Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), dizendo que a reforma é crucial para a Colômbia manter sua nota de grau de investimento.

Mas na manhã de quarta-feira Juan Alberto Londoño, uma autoridade financeira, disse que o governo poderia reduzir a meta visada para 4,8 bilhões de dólares para obter uma aprovação parlamentar.

(Reportagem adicional de Camilo Cohecha e Herbert Villarraga)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. milhares de colombianos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.