Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Milhares de pessoas são retiradas de suas casas no sudoeste da França por incêndio florestal

Milhares de pessoas são retiradas de suas casas no sudoeste da França por incêndio florestal

Reuters

06/07/2026

Placeholder - loading - Avião de combate a incêndios lança retardante de fogo enquanto sobrevoa um incêndio florestal em Ille-sur-Têt, perto de Perpignan, na França 6 de julho de 2026. REUTERS/Alexandre Dimou
Avião de combate a incêndios lança retardante de fogo enquanto sobrevoa um incêndio florestal em Ille-sur-Têt, perto de Perpignan, na França 6 de julho de 2026. REUTERS/Alexandre Dimou

Por Alexandre Dimou

ILLE-SUR-TÊT, FRANÇA, 6 Jul (Reuters) - ​Um incêndio florestal fora de controle no sudoeste da França forçou a retirada de mais de 10.000 pessoas de duas dúzias de pequenas cidades e vilarejos próximos à fronteira com a Espanha, e autoridades afirmaram que os ventos fortes nesta segunda-feira vão alimentar ainda mais o incêndio.

A União Europeia informou nesta segunda-feira que estava enviando quatro aeronaves de combate a incêndios de Chipre e da Suécia para a França, a fim de ajudar os bombeiros na ⁠região ⁠da cidade de Perpignan.

“A Europa está ​ao ‌lado da França”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no X.

O incêndio já consumiu cerca de 4.600 hectares no sopé dos Pirineus franceses, informou o prefeito local, Pierre Regnault ⁠de la Mothe, em uma postagem no X.

“Nesta manhã, as condições ​estão se deteriorando novamente”, alertou o ministro do Interior, Laurent Nunez, ​na emissora de TV francesa TF1. “Hoje a ‌batalha recomeça.”

As ondas de ​calor ⁠do início do verão na França e em toda a Europa Ocidental, em maio e junho, queimaram vastas áreas de terra, tornando-as particularmente vulneráveis a incêndios ​florestais este ano.

O incêndio em Trevillach, que feriu cinco pessoas, incluindo um bombeiro, está ocorrendo nas proximidades da terceira etapa do Tour de France. As autoridades locais fecharam o trecho ao público para permitir que os ​serviços de emergência tenham fácil acesso à área. Embora a corrida continue, a comitiva de veículos das equipes que a acompanha será agora reduzida ao mínimo.

No lado espanhol da fronteira, o incêndio devastou 2.200 hectares — 97% deles na área natural protegida de Les Gavarres —, mas as autoridades catalãs informaram no final do sábado que a situação estava estável e que o incêndio ​seria completamente extinto durante a semana.

A polícia prendeu um funcionário de uma empresa ‌contratada pelo governo regional da Catalunha, ⁠suspeito de ter provocado o incêndio ao usar uma esmerilhadeira à beira de uma estrada.

Ao sul da Catalunha, na província de Castellón, 500 ⁠pessoas foram retiradas depois que um incêndio florestal ⁠invadiu o Parque Nacional da Sierra ⁠de Espadan, que ⁠abriga ​uma importante floresta de sobreiros.

(Reportagem de Inti Landauro, David Latona e Dominique Vidalon)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...