Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa

Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa

Reuters

22/12/2025

Placeholder - loading - Cargas de minério de ferro na Austrália
Cargas de minério de ferro na Austrália

Por Lucas Liew

CINGAPURA, 22 Dez (Reuters) - Os contratos ⁠futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian ampliaram os ganhos nesta segunda-feira pela quinta sessão consecutiva, refletindo a oferta restrita de produtos da BHP, além da produção mais firme de ferro-gusa na China.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China registrou alta de 0,58%, a 781,5 iuanes (US$111,01) a tonelada.

O minério de ​ferro de referência de janeiro ⁠na Bolsa ⁠de Cingapura mostrava estabilidade, com queda de 0,05%, a US$104,65 a tonelada.

Os preços subiram ainda mais devido à oferta restrita dos finos de minério Jimblebar e Jingbao da BHP < BHP.AX>, deixando a maioria das usinas chinesas ‌representadas pela estatal China Mineral Resources Group com pouca ​opção a não ser adquirir volumes ‌maiores dos finos ​de Pilbara ​da Rio Tinto, disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities em Cingapura.

Os finos de Pilbara são um componente essencial do ​índice de minério de ferro subjacente que serve de referência para os futuros, arrastando todo o complexo para cima, disse Widnell.

Na China, a produção de ferro-gusa, um indicador da demanda de minério de ferro, aumentou desde meados de setembro de 2025, segundo dados da Navigate Commodities.

A lucratividade das usinas de aço se recuperou gradualmente, com algumas usinas retomando a produção, disse a corretora chinesa Everbright Futures.

Os preços altos do minério de ferro nos últimos anos aceleraram o investimento global em nova ⁠capacidade de mineração, empurrando o mercado global de minério de ‌ferro para uma fase decisiva ⁠de expansão da oferta, disse a consultoria Mysteel.

Os estoques totais de minério de ferro nos portos da China aumentaram ‍1,19% em relação à semana anterior, para cerca de 145,5 milhões de toneladas, em ​19 ‌de dezembro, de acordo com dados da SteelHome.

(Reportagem de Lucas Liew)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.