Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Minério de ferro atinge máxima de dois meses em Dalian com promessas de estímulo da China

Minério de ferro atinge máxima de dois meses em Dalian com promessas de estímulo da China

Reuters

10/12/2024

Placeholder - loading - Equipamento utilizado para embarcar minério de ferro 26/06/2014 REUTERS/Joe Penney
Equipamento utilizado para embarcar minério de ferro 26/06/2014 REUTERS/Joe Penney

Por Gabrielle Ng

CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro em Dalian atingiram o maior valor em dois meses nesta terça-feira, depois que Pequim flexibilizou sua política monetária pela primeira vez em mais de uma década, estimulando apostas de mais estímulos para impulsionar o crescimento econômico do principal mercado consumidor de minério.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 1,87%, a 817,0 iuanes (112,79 dólares) a tonelada, o nível mais alto desde 8 de outubro.

O minério de ferro de referência de janeiro na Bolsa de Cingapura subiu 0,48%, para 105,8 dólares a tonelada.

A China adotará uma política monetária 'adequadamente frouxa' no próximo ano, a primeira flexibilização de sua postura desde o final de 2010, disse o Politburo na segunda-feira.

O minério de ferro deu um salto com a notícia do Politburo, já que a promessa das autoridades de 'prevenir e neutralizar efetivamente riscos em setores-chave para garantir que nenhum risco sistemático aumente' foi considerada como um sinal de novas medidas para estabilizar o mercado imobiliário, disseram analistas da Westpac em uma nota.

A mudança de política neutralizou o impacto de dados alfandegários mais brandos divulgados nesta terça-feira, que mostraram desaceleração acentuada das exportações da China, enquanto as importações diminuíram inesperadamente.

Em particular, as importações de minério de ferro caíram 1,91% em relação a outubro, com a desaceleração dos embarques antes da temporada de baixa demanda por aço, quando o clima mais frio interrompe os trabalhos de construção no norte do país.

A expectativa é que os principais formuladores de políticas chineses se reúnam esta semana na Conferência Central de Trabalho Econômico para definir as prioridades para o próximo ano, incluindo a meta de crescimento anual.

(Reportagem de Gabrielle Ng)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.