Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Minério de ferro despenca com preocupações sobre cortes na produção de aço da China

Placeholder - loading - Amostra de minério de ferro 02/12/2013 REUTERS/David Gray
Amostra de minério de ferro 02/12/2013 REUTERS/David Gray

Publicada em  

Por Carman Chew

CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro estenderam as perdas nesta sexta-feira, puxados para baixo por preocupações com limites de produção de aço iminentes e crescente impaciência com a falta de atualizações sobre estímulos da China.

O contrato de minério de ferro de setembro mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 2,68%, a 834,5 iuanes (116,60 dólares) por tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em setembro caiu 2,34% para 107,20 dólares a tonelada.

“Os altos-fornos chineses reduziram a utilização da capacidade e as taxas operacionais em resposta a uma confluência de restrições impostas pelo governo e a chegada iminente do tufão Doksuri na costa sul da China”, disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities em Cingapura.

A taxa de utilização da capacidade de altos-fornos entre 247 siderúrgicas chinesas pesquisadas pela consultoria Mysteel tiveram a terceira queda semanal consecutiva, em mais 1,33 ponto percentual, para 89,82% entre 21 e 27 de julho, já que mais produtores de aço em todo o país reduziram ainda mais sua produção por solicitação das autoridades locais.

Algumas siderúrgicas chinesas receberam instruções no início desta semana para limitar a produção deste ano ao mesmo nível de 2022, informou a Reuters na terça-feira.

Refletindo a queda na demanda por aço, as principais mineradoras de minério de ferro relataram queda nos lucros esta semana.

A Vale registrou uma queda de 78,2% em relação ao ano anterior em seu lucro líquido do segundo trimestre na quinta-feira, enquanto a Rio Tinto reduziu seu dividendo intermediário ao reportar seu menor lucro subjacente no primeiro semestre em três anos.

'A recuperação do minério de ferro nos últimos meses parece cada vez mais frágil, à medida que se desvanecem as esperanças para o tipo de estímulo 'big-bang' e pesado em infraestrutura que a China costumava implantar', disse o National Australia Bank em nota.

(Reportagem de Carman Chew; reportagem adicional de Amy Lv e da redação de Pequim)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. minerio de ferro despenca com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.