Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Minério de ferro oscila antes da reunião parlamentar anual na China

Minério de ferro oscila antes da reunião parlamentar anual na China

Reuters

04/03/2026

Placeholder - loading - Trabalhadores são vistos no topo de uma pilha de minério de ferro enquanto uma máquina trabalha na mistura do minério, no Porto de Dalian, província de Liaoning, China 21/09/2018 REUTERS/Muyu Xu
Trabalhadores são vistos no topo de uma pilha de minério de ferro enquanto uma máquina trabalha na mistura do minério, no Porto de Dalian, província de Liaoning, China 21/09/2018 REUTERS/Muyu Xu

PEQUIM, 4 Mar (Reuters) - Os preços ​do minério de ferro oscilaram dentro de uma faixa estreita nesta quarta-feira, com investidores e operadores agindo com cautela antes da próxima reunião parlamentar anual na China, que começará em 5 de março.

O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou o pregão diurno ⁠com ⁠alta de 0,4%, a 752 ​iuanes (US$108,73) ‌por tonelada.

O contrato de referência de minério de ferro para abril na Bolsa de Cingapura caiu 0,26%, para US$98,75 por tonelada.

Os investidores acompanharam ⁠de perto os sinais da tendência macroeconômica e ​da política industrial da China para avaliar as ​perspectivas de demanda por aço ‌e seus ingredientes.

A ​maioria ⁠dos analistas espera que o relatório do primeiro-ministro Li Qiang, em 5 de março, primeiro dia da reunião, ​anuncie uma meta de crescimento de 4,5% a 5%, ao mesmo tempo em que se compromete a impulsionar o consumo e o investimento em ​indústrias de alta tecnologia.

Pequim também divulgará seu 15º plano quinquenal, que define objetivos estratégicos e políticas para 2026-2030.

As esperanças por um estímulo mais forte se intensificaram depois que a atividade industrial da China contraiu pelo segundo mês consecutivo em fevereiro, segundo pesquisa oficial divulgada ​na quarta-feira.

Além disso, alguns exportadores de aço chineses pararam ‌de fazer ofertas a ⁠clientes no Oriente Médio, já que a escalada da guerra entre os EUA e Israel com ⁠o Irã está dificultando o ⁠transporte marítimo pelo Estreito ⁠de Ormuz, disseram ⁠analistas ​e dois operadores.

(Reportagem de Amy Lv e Lewis Jackson)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.