Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministério da Saúde admite problemas em pesquisa de anticorpos do coronavírus

Placeholder - loading - Homem recebe teste de Covid-19 em São Caetano do Sul 14/04/2020 REUTERS/Rahel Patrasso
Homem recebe teste de Covid-19 em São Caetano do Sul 14/04/2020 REUTERS/Rahel Patrasso

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Saúde admitiu nesta segunda-feira que houve problemas de comunicação com alguns governos locais na realização de pesquisa de anticorpos para avaliar a real dimensão da Covid-19 no país, mas afirmou que as equipes responsáveis pela sondagem já foram reorganizadas para dar continuidade ao processo.

Segundo o secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, as dificuldades enfrentadas pelas equipes foram uma situação 'atípica' e 'pontual', e houve comunicação com os gestores locais onde os problemas ocorreram.

'Houve, infelizmente, um problema de comunicação, apesar de o ministério ter encaminhado uma documentação para todos os Estados informando da realização da pesquisa. Infelizmente alguns municípios não receberam essa informação', explicou Macário em entrevista coletiva.

'Mas nós reforçamos a necessidade dessa pesquisa e a importância para o Brasil que tenhamos essa informação', afirmou, sobre a sondagem que pretende levantar informações detalhadas sobre número de casos, estimativas e subnotificações, por exemplo.

'Aqueles locais em que não foi possível trabalhar, os gestores já foram comunicados e a informação é que já, pelo menos, entenderam o processo', disse, garantindo que a pesquisa continua e que a equipe responsável passou por uma 'reorganização' e uma 'reorientação'.

O secretário explicou que há ainda duas etapas a serem cumpridas, e que a informações serão passadas tanto ao Ministério da Saúde quanto aos Estados e municípios.

Segundo o ministério, mais de 15 mil pessoas em todo o país foram testadas durante a primeira etapa da pesquisa, que é financiada pelo governo federal, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, e executada pelo Ibope.

No total, o levantamento prevê testar até 100 mil pessoas em 133 municípios. As próximas etapas de coletas estão previstas para acontecer em 28 e 29 de maio e 11 e 12 de junho.

Na mesma entrevista, o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, lembrou que há um esforço mundial na busca de soluções para a Covid-19 e que os técnicos da pasta estão em contato com organizações internacionais.

'Eu acredito que toda a comunidade científica mundial está inclinada à busca da vacina da Covid e não há reserva com relação ao conhecimento. Estamos com nossos técnicos e nossos especialistas em contato com especialistas de todo o mundo nesses estudos e não tem havido barreiras para que se busque essa solução', afirmou Franco.

Franco disse ainda que a pasta já trabalhava em uma avaliação de risco sobre o isolamento social, que está em fase de 'conclusão', mas ainda carece da avaliação de conselhos.

A entrevista não contou com a presença do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que está no comando da pasta após o pedido de demissão na sexta-feira de Nelson Teich após menos de uma mês como ministro.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello; Edição de Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ministerio da saude admite …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.